13/10/2009 – Edwyn Collins conseguiu finalmente liberar sua música A Girl Like You no Myspace. Collins é um artista escocês que vive em Londres e sua música mais conhecida fez sucesso nos anos 90. O que isso tem a ver com o Brasil? Interessa a todo mundo que defende livre acesso a bens culturais, porque é um exemplo de como a indústria de entretenimento trata a pedradas pessoas acusadas de desrespeitar direitos autorais e, ao mesmo tempo, desrespeita os direitos dos artistas que diz proteger.
Quando Collins decidiu liberar sua música, no início do ano, o Myspace bloqueava o upload, com argumento de que seria uma música protegida por direito autoral. O direito autoral, no entanto, pertence a Collins e todos os contratos com gravadoras já se esgotaram. Então, Grace Maxwell, companheira e empresária de Collins descobriu que os direitos da música eram reivindicados pela Warner. Mandou diversas correspondências para esclarecer a questão e liberar a faixa, mas não recebia resposta. Até que decidiu postar a história em seu blog, no final de setembro. E finalmente conseguiu fazer o upload da faixa.
“A Warner Music não tem nenhuma conexão com Edwyn e mesmo assim é arrogante o bastante para roubar seu direito de autor, e sabe-se de quem mais. Uma pessoa do Myspace me recomendou tratar seu departamento de copyright com diplomacia, se eu quisesse conseguir algo. Não adiantou. Se fosse o contrário, eles teriam passado por cima de nós como um trator. Na próxima vez que uma gravadora major tentar processar QUALQUER UM por violar seu copyright, sou voluntária para comparecer como testemunha de defesa. O que vale para eles tem que valer para nós…”, postou Grace, em seu blog, no dia 10 de outubro.