Comitê do Plano Nacional de Banda Larga se reúne segunda-feira

A tarefa do comitê, criado em agosto pela Presidência, é apresentar um plano nacional de banda larga até novembro.

02/10/09 – O Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital, criado em agosto por meio de decreto, se reúne pela primeira vez na próxima segunda-feira, dia 5. O grupo é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Banda Larga, que terá que ser apresentado ao presidente da República em novembro.

Nessa reunião, que acontecerá na Casa Civil, definições importantes deverão ser tomadas, como a possível reativação da Telebrás, como empresa gestora da rede que será formada com as fibras ópticas do sistema elétrico brasileiro, hoje apagadas, para conectar todos os órgãos públicos.

Outra definição significativa é se vai haver ou não participação das operadoras privadas no plano. Uma parte do grupo defende que elas sejam chamadas para apoiar com sua tecnologia e expertise, como informou o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa. Já outra ala, capitaneada pelo secretário de Logística de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, acha que a participação das prestadoras privadas servirá para atrapalhar o trabalho, pois temem a concorrência do governo.

Há ainda outro ponto a ser definido. A infraestrutura ainda não foi implementada e já tem dois nomes: a ala da Casa Civil se refere a ela como “Brasil Digital”, enquanto o grupo do Ministério do Planejamento chama a rede de “Infovia Brasil”.

O Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital é presidido pela Casa Civil e dele fazem parte representantes do gabinete pessoal do presidente; da Secretaria de Comunicação Social (Secom); dos Ministérios das Comunicações; Ciência e Tecnologia; Educação; Cultura; e Planejamento, Orçamento e Gestão. (Do Tele.Síntese)