25/09/09 – O governo federal está dedicado a encontrar alternativas para auxiliar a legalização das lan houses para incluí-las nos programas de inclusão digital, como acesso a financiamentos públicos, por exemplo. Segundo fonte da Casa Civil da Presidência da República, o grupo de trabalho conta com o apoio do Sebrae, que está fazendo um levantamento sobre o modelo de negócios desses estabelecimentos para a definição de uma política pública para o segmento.
“Qualquer programa de inclusão digital não pode ignorar o papel que a lan house exerce hoje no país”, afirma a fonte. Conforme pesquisa do Comitê Gestor de Internet, a partir de 2007 o acesso à internet pelas lan houses ultrapassou o acesso residencial, que sempre liderou o ranking. Enquanto em 2005 o acesso à internet pelas lan houses representava 18% do total e o residencial chegava a 40%; em 2007 havia crescido para 49%, enquanto o residencial representava 43%.
Com o levantamento realizado pelo Sebrae, o governo espera saber exatamente o perfil dessas centenas de estabelecimentos espalhados por todo o país, conhecer as suas dificuldades e o seu modelo de negócio, para traçar políticas de formalização do empreendimento. De posse desta radiografia, o governo poderá, inclusive, oferecer crédito mais adequado ao perfil desses pequenos empreendedores. “Não sabemos se devemos emprestar dinheiro para capital de giro ou para investimento”, explica a fonte. (Do Tele.Síntese)