Bispo Gê: “não estamos defendendo as grandes gravadoras”.

Em entrevista na qual explica porquê decidiu retirar projeto de lei de repressão ao compartilhamento na rede, o deputado bispo Gê reconhece a dificuldade de legislar sobre o assunto.

21/08/09 – O deputado federal bispo Gê Tenuta (DEM/SP) retirou seu projeto de lei para adotar, no Brasil, uma lei semelhante à francesa Hadopi, que prevê o desligamento das conexões de internautas suspeitos de baixar conteúdo protegido por direitos autorais. Agora, ele explica por quê. O deputado admite a dificuldade de criar uma maneira de defender diretamente os autores sem reprimir práticas sociais de compartilhamento, que não visam lucro.

“Vi a impossibilidade de conseguir diferenciar quem se aproveita da pirataria em benefício próprio, lucrando com isso, daquele que é um jovem que usa [a internet e o P2P] para ouvir, como era no passado, quando gravávamos da FM pela fita cassete”, diz o bispo, em entrevista a Info Online, sobre o projeto. Veja a entrevista completa e uma matéria sobre o assunto no blog coletivo Trezentos.