13/08/09 – Imre Simon, professor aposentado do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, morreu durante a noite desta quarta-feira (12), vítima de câncer. A doença foi diagnosticada em agosto do ano passado. Desde então, o professor se mantinha em atividade, dentro das limitações impostas pela doença e o tratamento.
Simon, um dos pioneiros no estudo da ciência da computação no Brasil, era membro da Academia Brasileira de Ciências e foi o idealizador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da USP. Durante sua trajetória acadêmica foi agraciado com vários prêmios nacionais e internacionais. “Hoje é um dia muito triste. O prof. Imre Simon nos deixou. Pioneiro da computação e do software livre, nos ensinou o valor da generosidade”, escreveu o sociólogo Sergio Amadeu em sua página do Twitter.
O professor Simon foi jurado do Prêmio ARede e deu uma entrevista para a revista em 2005. Na entrevista, ele fala sobre como o software livre pode gerar oportunidades de capacitação intelectual no Brasil e conta por que aposta em seu crescimento. Entre outras coisas, porque a comunidade de desenvolvimento de software livre criou uma nova forma de produção de bens intelectuais e de riqueza, que não é organizada pela hierarquia rígida das empresas nem pelos preços do mercado e é feita a partir de bens culturais compartilhados.
Há textos e aulas de Simon em sua página na internet. Há uma entrevista com ele na webrádio do programa Cultura Viva. E uma matéria sobre seu trabalho na revista Pesquisa Fapesp Online. “O professor Imre Simon deu insubstituível contribuição para o desenvolvimento científico do Brasil. Sua participação foi fundamental no estabelecimento da ciência da computação no país. Sempre colaborou intensamente com a FAPESP e suas ideias moldaram programas da Fundação”, afirma, na matéria, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. “Sentiremos sua falta.”
ARede registra aqui sua homenagem ao professor Imre Simon e sua bela trajetória. Também sentiremos sua falta.