21/07/2009 – Jovens de todo o país darão largada à construção de propostas da juventude para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que deverá se realizar em dezembro, em Brasília. Reunidos na Conferência Livre Nacional “Juventude e Comunicação”, eles debaterão o que querem transformar na mídia brasileira e formas de levar essas idéias para as etapas municipais, estaduais e para a etapa federal da Confecom.
A Conferência Livre acontecerá na escola estadual Carlos Maximiliano Pereira, na Vila Madalena. As atividades começam às 9h e contarão com apresentações e manifestações culturais, coleta de depoimentos em vídeo, cobertura em tempo real via twitter e rádio-falante. Toda a programação será transmitida via internet pelo site do IPTV/USP – www.iptv.usp.br, no canal “eventos”, e a cobertura em tempo real estará no site especialmente criado para o evento: www.revistaviracao.org.br/conferencia.
O jornalista Eugênio Bucci integra a mesa de abertura e falará sobre acesso à informação e liberdade de expressão. No período da tarde, os jovens se reúnem em grupos de trabalho para discutir temas como a concentração da propriedade dos meios de comunicação, participação popular, a imagem do jovem na mídia, internet e novas tecnologias, diversidade e mecanismos de incentivo à produção e veiculação de conteúdos juvenis. Ao final, as propostas que serão levadas à 1ª Conferência Nacional de Comunicação serão aprovadas em uma grande plenária. A Conferência Livre termina com o som do batuque do Grupo Afro Okum e Maracatu.
Está prevista a participação de 150 adolescentes e jovens de todo país. A Conferência Livre é organizada por entidades como Ação Educativa, Revista Viração, Projeto Cala-boca Já Morreu, Instituto Paulo Freire, Instituto Paulista da Juventude e Intervozes, entre outras dezenas de organizações juvenis brasileiras. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Friedrich Ebert/C3 e do UNICEF.