Acesso à internet pela TV é desejo dos brasileiros, aponta pesquisa.

Pesquisa realizada a pedido da Intel revela que o brasileiro deseja maior interatividade e serviços na sua TV e está mais aberto a novas experiências.

29/06/2009 – Uma pesquisa da Intel aponta que o consumidor brasileiro está interessado em funcionalidades típicas de um computador em uma TV. O Brasil representa o quarto maior mercado de TV no mundo, com 97% de adoção e caminha para se tornar o terceiro maior mercado de computadores pessoais.

De acordo com o estudo da Intel, os brasileiros desejam ter acesso a músicas, fotos e filmes na sua TV além de serviços de vídeo sob demanda, chat e correio eletrônico. Os brasileiros também desejam compartilhar esses tipos de conteúdo de seus celulares e computadores na sua TV por redes sem fio e compartilhá-los em redes sociais. Essa preferência por redes sociais pode ser comprovada pelo número de internautas com acesso ao Orkut, que ultrapassa 9 milhões por mês. Já no You Tube a quantidade de acesso chega a 4,1 milhões por mês.

Outra aplicação que chamou a atenção dos entrevistados foi a utilização da TV para vídeoconferências devido a sua facilidade de uso, visualização dos familiares e amigos e compartilhamento simultâneo de fotos e vídeos.

De acordo com a pesquisa, as ferramentas ideais de interação para a nova TV digital são Widgets simples e guias visuais, transformando o consumidor no centro da experiência, levando-o a criar, comprar, interagir e participar da criação da presença online. O novo modelo também deve trazer possibilidades de inclusão de acessórios, tais como caixas de alto-falantes, armazenamento de conteudo, câmeras e teclados que possam ser usados da maneira que o consumidor deseje, revela o estudo. (Telesíntese)