fisl 10: Liberdade, palavra de ordem no Fórum Internacional de Software Livre

Na abertura do encontro, Richard Stallman, fundador do Movimento Software Livre, do Projeto GNU e da Free Software Foundation, fez a defesa do software livre, "para que os usuários também sejam livres".

A cerimônia oficial de abertura da décima edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) contou com a presença de autoridades do Rio Grande do Sul e do Paraná e foi transmitida por telão para todas as salas do evento. O FISL 10 reúne, até o dia 27, cerca de 8 mil participantes inscritos. Ao lembrar que a comunidade de software livre é a mais antiga rede social do Brasil, o coordenador do FISL, Marcelo Branco, ressaltou que, em tempos de crise, “uma das formas de superar as dificuldades é exatamente o espírito colaborativo, em que muitos cooperam para encontrar uma solução”.

Sediado na PUC-RS, em Porto Alegre, o FISL abriga, além das oficinas e das palestras, uma arena de programação livre e uma exposição de fornecedores de produtos e de tecnologia em código aberto. Também acontece, em outros pontos da capital gaúcha, o Festival de Cultura Livre, apoia o movimento Música Para Baixar (MPB).