Os conceitos de colaboração, trabalho em rede e inteligência coletiva, que marcam o universo do software livre, migraram também para a cobertura jornalística do fisl 10. Está no ar, desde a manhã de hoje, a Agência FISL. Iniciativa da TV Ovo e do blog Outras Palavras, ela traz bem mais que o material produzido pelos redatores e repórteres dos dois veículos. Graças a um potente agregador, é possível consultar e acessar, numa única página (http://fisl.outraspalavras.net) todo o conteúdo (texto, vídeo, áudios e fotos) gerado por mais de 200 sites e blogs inscritos para o evento.
O sistema foi inteiramente construído em software livre, a partir do tema One News, desenvolvido pela comunidade WordPress – configurado para receber e publicar instantaneamente, via RSS, centenas de matérias. Um passeio pela página agregadora, feito no final da manhã desta quarta, permite ter noção da enorme diversidade de relatos e pontos de vista que compõem a cobertura compartilhada. É possível encontrar, lado a lado, notícias técnicas (relato de workshop sobre PHP extremo ou o uso de “espelhos” em linguagem Java), histórias pessoais (um “manual de sobrevivência no FISL”) e notas políticas (da campanha pela liberdade da net à memória do “dia em que Brizola domou a Globo” e aos “computadores ecologicamente sustentáveis).
A agregação no sistema é automática: não é necessário nem republicar as matérias, nem inscrever-se. Sites ou blogs que ainda não estejam incluídos na página de agregação, por não terem sido localizados, podem solicitar esta inclusão escrevendo para agenciafisl@gmail.com. (Notícia do blog Trezentos)