Para serem utilizados em casa ou em
instituições de ensino, estes softwares educativos são instrumentos
pedagógicos que auxiliam a criança a construir determinado conhecimento
relativo ao conteúdo estudado, de forma interativa e motivadora. Em
diferentes formatos, os programas abrangem diversas áreas educacionais,
da alfabetização ao estímulo do raciocínio matemático. O download dos
softwares é gratuito e, como estão sob licença GPL, podem ser
modificados e personalizados de acordo com as necessidades do usuário.
![](images/stories/internas/arede3/rai1.png
)
ele é possível ensinar à criança o alfabeto, operações matemáticas,
horas, jogo de dados e um pouco sobre identificação de animais. A
interface é colorida, bonita e bem chamativa. Desenvolvido pelo francês
Bruno Coudoin, o Gcompris (de j’ai compris, em francês, que significa
eu entendi) é destinado a crianças de três a dez anos. O programa
propõe mais de 60 atividades. As mais interessantes são os joguinhos de
identificar letras – no qual a criança deve ir pressionando a letra
correspondente a que aparece na tela, antes que ela atinja o chão – e o
de horas – aí, a criança precisa especificar, em um relógio de
ponteiros, a hora indicada pelo computador. Há, também, jogos de
quebra- cabeças, xadrez e memória, exercícios de treino à leitura e de
familiarização com ciências.
Tux Paint
Para os jovens artistas, o Tux Paint possui
uma interface simples, tamanho fixo de tela e, para prender a atenção
dos pequenos usuários, o software também oferece suporte a som e
animação em diálogo. Além do pincel, paleta de cores e formas básicas
(quadrados, retângulos, círculos, que podem ser girados antes de serem
inseridos na imagem), o programa também traz outras ferramentas, como o
carimbo, que permite o uso de algumas formas prontas (pingüins, números
e sinais matemáticos para a criança colar no desenho). Há, ainda, a
possibilidade de adicionar efeitos especiais às imagens. Como é
direcionado a crianças, o Tux Paint conta com uma importante solução de
segurança, trabalhando de uma forma diferente com os arquivos gerados.
Ao salvar o desenho, nenhuma caixa de diálogo indicando o nome ou local
de gravação do arquivo é aberta, para evitar que a criança tenha acesso
aos dados gravados no computador. Na hora de abrir um arquivo pelo Tux,
ela vê apenas as suas imagens salvas.
http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/download/i388.html
A versão Linux da conhecida ferramenta educacional LOGO é o
Klogo-Turtle (saiba mais), possui uma sintaxe um
pouco diferente do original, mas com o mesmo princípio.
http://klogoturtle.sourceforge.net/index_p.htm
TuxtypeTrata-se de um jogo gráfico e educacional para o ensino do alfabeto.
Seu objetivo é fazer o pingüim (Tux) comer os peixes, que representam
letras, antes que eles caiam no chão. Para comer um peixe, basta
pressionar a letra correspondente. A criança acumula pontos e,
conseqüentemente, passa a nova fase, cada vez com maior grau de
complexidade. Desta forma, ela começa a se familiarizar com o alfabeto
e com a datilografia.
O Tuxtype é um jogo educativo atraente, com visual que chama a atenção da criança. Além disso, possui som e algumas animações.
http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/download/i409.html
Apresenta o mesmo esquema do clássico jogo do videogame Atari, Missile
Command, ou seja, impedir que as bombas atinjam as construções de uma
cidade sob ataque. No entanto, o interessante do jogo é a capacidade de
divertir ensinando matemática, pois as bombas só serão destruídas, se o
jogador acertar contas aleatórias. A dificuldade vai crescendo à medida
que o nível aumenta.