10/08/2011 –
As obras ficarão expostas até o próximo dia 21 (domingo), na Galeria de Arte do Sesi-SP, na capital paulista. O público poderá conferir, gratuitamente, as instalações interativas de segunda, das 11h às 20h, terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Em um ambiente que reúne diferentes tecnologias, ousadia e criatividade, os visitantes terão a oportunidade de aprender, de forma interativa, conceitos e novas linguagens de arte.
Os principais destaques são: Nemo Observatorium, do artista belga Lawrence Malstaf, que simula a experiência sensorial de um tornado; ADA, instalação em que o visitante interage com um globo transparente com pontas de carvão que deixam marcas nas paredes, teto e piso; Link é um trabalho que utiliza caixas de papelão como suporte de projeção de vídeos utilizando a técnica de Video Mapping (mapeamento de vídeo) – é uma técnica que permite projetar imagens 3D por meio de um tablet (ipad 1).
Destaques
Nemo Observatorium
criado por Lawrence Malstaf , artista Belga de reconhecimento internacional vencedor de vários prêmios internacionais, a obra é uma simulação imersiva em que o visitante senta-se numa cadeira dentro de um grande cilindro de PVC e tem a experiência sensorial de estar dentro de um tornado.
http://www.fortlaan17.com/artists/lawrence-malstaf/video-nemo.lasso
Elucidating Feedback – Ben Jack – Nova Zelândia
Interação entre o visitante e um dispositivo de interface cérebro-computador ilustra o conceito de neurofeedback na instalação que é controlada mentalmente sobre a criatividade inerente ao ato de observar. Quanto mais se presta atenção à instalação, mais a ordem é refletida no vídeo e no áudio da obra.
http://vimeo.com/16329472
ADA (escultura cinética interativa analógica) – Karina Smigla-Bobinski – Polônia e Alemanha
Nesta instalação o visitante interage com um globo transparente flutuando livremente na sala, com pontas de carvão que deixam marcas nas paredes, teto e piso.
http://www.youtube.com/watch?v=OcNtvfALW1Y
Link e Journey – Elliot John Woods e Mimi Son – Coréia
“Link” é uma instalação que usa caixas de papelão como suporte de projeção de vídeos utilizando a técnica de
Video Mapping (mapeamento de vídeo) – é uma técnica que permite projetar imagens 3D através de um tablet (ipad 1) em qualquer superfície de escala arquitetônica .
“Journey”
é uma caixa na qual os visitantes podem montar uma cena posicionando chapas de acrílico, cada chapa representa um elemento de Seul.
Time Landscape – wool rhythms – Juliana Mori & Matteo Sisti Sette – Brasil
Instalação audiovisual interativa, em que uma paisagem documentada a partir de múltiplas possibilidades temporais é [re]composta em tempo real a partir da interação com uma máquina de tecelagem antiga.
http://www.youtube.com/watch?v=o1A4nz_dc34
Body Hack – Eric Siu – Hong Kong e Japão
“Body Hack” é um jogo de karaokê que envolve papéis dinâmicos interativos usando o corpo inteiro. Os jogadores incorporam figuras icônicas do cinema e da TV com seu próprio corpo e em seu duplo na tela. O jogo desperta o desejo de imitar celebridades em uma situação hilariante
.
http://vimeo.com/ericsiu/bodyhack
Algorithmic search for Love – Julian Palacz – Áustria / Austria
Ao introduzir uma sentença como “I love her”, todos os filmes ou videoclipes com essa frase serão mostrados em sequência. A seleção de palavras-chave, portanto, determina o processo de produzir novas sequências de imagens e sons no material filmado. “Algorithmic search for love” cria um algoritmo que abre para o espectador novas possibilidades em termos de narrativas audiovisuais.
http://palacz.at/algorithmic-search-for-love/
File Tablet
O File apresenta a 1ª edição do FileTablet para apresentar aplicativos que propõem novas maneiras de interpretar o real e jogos de raciocínio, mostrando que o conceito de livro digital vem revolucionando a tecnologia móvel.
Destaque
Singing Fingers- Jay Silver e Eric Rosenbaum- USA
Querendo transformar algo invisível (som) em algo que se pode ver e ser construído através da experiência exploratória este aplicativo permite que se mova o dedo livremente pela tela enquanto se fala ou canta É como cantar sobre uma lata de tinta spray e em seguida tocar e remixar o que foi cantado por um ou mais usuários. Um dos aplicativos mais originais que foi criado até o momento.
Serviço:
File- Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (exposição)
Local: Galeria de Arte do Sesi-SP
– Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários:
até 21 de agosto de 2011 – de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, às segundas-feiras, das 11h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações:
(11) 3146-7405 / 3146-7406
Agendamento de grupos:
de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 13h, e das 14 às 17h, pelo telefone 3146-7396 / falar com Leni
Recomendação etária: livre