Oi Futuro apresenta exposição “Concerto para encanto e anel”, de Nelson Felix

Exposição utiliza o vídeo e o som como elementos centrais para concepção da obra. Início dia 17 de maio.

04/05/2011 – Uma escultura. Um concerto que revela o som produzido pela obra de arte. Um vídeo. Esses elementos estão presentes no primeiro trabalho com novas mídias realizado por Nelson Felix, que transformou em arte o registro dos ruídos produzidos ao longo da execução da obra “Anel”. A forma inusitada encontrada pelo inovador artista para “dar voz” a essa escultura poderá ser conferida a partir de 17 de maio, na exposição Concerto para encanto e anel. Essa sinfonia abstrata e irregular, acompanhada pela projeção da própria imagem do artista, estará aberta ao público de terça a domingo, das 11h às 20h, até o dia 30 de junho, no Oi Futuro Flamengo.

Entre 1985 e 2000, Nelson Felix realizou “Cruz na América”, série de trabalhos feitos em quatro paisagens diferentes da América do Sul. Traçando-se linhas imaginárias que ligariam estes locais, forma-se uma cruz, cujo centro está próximo à cidade de Camiri, na Bolívia. Foi esse ponto de interseção, com suas coordenadas (latitude e longitude), que deu origem à série apresentada entre 2006 e 2010, batizada de Concerto para encanto e anel.

A exposição homônima que Nelson Felix apresenta agora no Oi Futuro é a primeira “escultura sonora” do artista, que utiliza o vídeo e, principalmente, o som como elemento central na concepção da obra. Nesse trabalho, todas as ações realizadas em tempos e lugares distintos se tornam uma, como uma ópera e seus atos. Para o artista, o som, o ritmo, a cadência da criação da escultura são agora tratados como música e viram peça fundamental da estrutura plástica.

Na sala principal da mostra estará a “escultura sonora”, exibida em uma sala escura em cujas paredes serão projetadas imagens da trajetória do “Anel”. Essas cenas são o pano de fundo da obra, que tem como destaque o som produzido pelo “Anel” em várias das situações experimentadas ao longo de sua realização. Paralelamente, em uma sala menor, sete projetores empilhados irão exibir, em looping, fotos e desenhos produzidos pelo artista: cubos, cruzes, anéis e círculos, elementos utilizados por Nelson Felix em seus últimos trabalhos.

O trabalho também resultou no livro Concerto para encanto e anel, que tem textos de Ronaldo Brito e Marisa Florido. A publicação, com 300 páginas, contém duas séries de desenhos de Felix e é considerada pelo artista “uma espécie de entrevista gráfica”, ou ainda “um objeto de escultura”. O livro será lançado na semana seguinte à abertura da exposição, no Auditório do Oi Futuro, com mesa-redonda da qual participarão o artista e os autores dos textos.

Segundo a diretora de Cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, “esse trabalho representa um marco na carreira de um artista consagrado, que pela primeira vez utiliza em seu processo criativo novos recursos, como imagem e som”.

O artista

Nelson Felix (Rio de Janeiro RJ 1954). Escultor, desenhista, professor. Inicia estudos de pintura com Ivan Serpa (1923 – 1973) em 1971. Forma-se em arquitetura em 1977. Dedica-se inicialmente ao desenho e, posteriormente, à escultura. Em 1989, recebe bolsa do Ministério da Cultura da França, por exposição ocorrida na Galeria Charles Sablon, em Paris. Recebe, em 1991, a bolsa Vitae de Artes Plásticas. A partir da década de 1990, realiza esculturas de mármore com base em órgãos ou aspectos do corpo humano. Em 1994, é artista residente na Curtin University, em Perth, e no Karratha College, em Karratha, ambas na Austrália. Também nessa data idealiza as Mesas, esculturas em granito, nas quais faz referências às interações entre a natureza e os objetos culturais. Ao retornar ao Brasil, realiza, em 1995, com Luiz Felipe Sá, o vídeo O Oco, sobre sua produção artística. Sua obra é analisada nas publicações Nelson Felix, com texto de Rodrigo Naves, pela editora Cosac & Naify, em 1998; Nelson Felix, com textos de Glória Ferreira, Nelson Brissac e Sônia Salzstein, pela editora Casa da Palavra, em 2001; e Trilogias: Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira, pela editora Pinakotheke, em 2005.

Serviço:

Concerto para encanto e anel, de Nelson Felix
Produção: Suzy Muniz Produções
Engenharia de Som: Carlos Vidal
Criação e edição de vídeos: Begué, Luis Felipe Sá e Nelson Felix
Captação de imagens: Luís Felipe Sá

De 16 de maio a 30 de junho
Oi Futuro do Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Nível 2
De terça a domingo, das 11h às 20h
Informações: (21) 3131-3060