Congresso debate utilização de software gratuito no ensino de computação e realidade virtual

Evento acontecerá no Mackenzie São Paulo e reunirá educadores do ensino médio e de graduação. Prazo final de inscrições, 23 de março.

17/02/2011 – No mês de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus São Paulo, sedia a segunda edição do Congresso Alice Brasil. O evento volta-se a discussões sobre uma das principais ferramentas educacionais internacionais.

Alice (www.alice.org) é um software gratuito de ensino, que permite ao usuário programar de maneira fácil um ambiente gráfico virtual 3D. Além de ser um aplicativo livre e gratuito, disponível na Internet, a ferramenta tem sido usada como material didático em várias instituições de ensino internacionais.

O evento, organizado pela Universidade Mackenzie, tem como objetivo tornar o software cada vez mais conhecido e utilizado no Brasil. “Essa ferramenta proporciona aos estudantes a oportunidade de aprender os fundamentos de programação enquanto estão criando, de forma divertida, simples animações. No ambiente do aplicativo, os objetos tridimensionais povoam um mundo virtual totalmente elaborado pelos estudantes”, destaca Edson Barros, docente do Mackenzie e coordenador do evento.

Alice

O software é indicado principalmente para o trabalho com alunos do ensino médio e da graduação. “Embora haja atividades com o Alice em diversas faixas etárias, o software destina-se a pessoas que estão aprendendo a programar. O público que tradicionalmente se enquadra neste perfil varia entre alunos do ensino Médio e da Graduação, ainda que possa ser empregado também com alunos do Fundamental II”, comenta Edson Barros.

Pela manipulação dos objetos em seu mundo virtual, os estudantes adquirem experiência com todas as típicas construções ensinadas em um curso de programação, dominando suas aplicações e compreendendo suas potencialidades.

Nesta edição, o Alice Brasil contará com a participação da especialista mais importante do mundo no trabalho com o software. Wanda Dann, docente da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos), estará em São Paulo para comentar o potencial do Alice para o ensino de programação.

A abertura do Alice Brasil 2011 contará também com a presença de Pedro Ronzelli Jr, Reitor do Mackenzie.

A edição 2011 terá como público central formadores de opinião na área de educação, tanto no ensino médio (seja normal ou técnico), quanto na graduação (nos segmentos de exatas).O evento terá ainda a participação de representantes da  SBC (Sociedade Brasileira de Computação), da SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e de várias outras entidades.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, mas há descontos para quem se inscrever até 26 de fevereiro.

Serviços

Alice Brasil 2011

Realização: 22 e 23 de março de 2011

Inscrições: até 26 de fevereiro com desconto

Informações: www.alicebrasil.com.br