Pedido de apoio

Sou responsável pela parte de tecnologia da Associação Meninos do Morumbi, em São Paulo. Gostaria de buscar apoio para o projeto chamado WiFi Livre, que tem como objetivo mapear os locais de acesso wireless gratuito. O portal cria pequenos hot sites que ajudam os estabelecimentos a divulgar seus serviços e produtos. Li a última edição de vocês e acho que nosso projeto tem um pouco a ver com o assunto. Vocês podem me ajudar a divulgar, pois banco do meu bolso e preciso de apoio para manter o projeto?
Antonio Balochini
Coordenador de Tecnologia
Associação Meninos do Morumbi
São Paulo (SP)
balochini@meninosdomorumbi.org.br
balochini@wifilivre.com.br

Programas gratuitos

Parabéns pela revista ARede. Gostaríamos de informações sobre sites que orientam para criação e edição de vídeos, foto, músicas, técnicas de identificação digital de fotografias na internet (uma espécie de “rastreador” de fotografias para saber onde estão sendo utilizadas, como evitar cópias de fotos em sites etc.). E também queremos saber sobre cursos gratuitos de multimídia (fotos, imagem e áudio). Nossa comunidade agradece.
gritodoscidadaos@gmail.com

Para montar um telecentro

Gostaria de saber o que posso fazer para implantar um telecentro no meu município, onde as pessoas vivem da agronomia e da pesca. A tecnologia ainda não chegou aqui, existem pessoas que não conhecem um computador. Moro na cidade de Macapá, município de Mazagão, distrito do Carvão (a 54 quilômetros da cidade) e onde moram 800 famílias com muitos jovens.
Rony Stayne
Macapá (AP)
ronny-stayne@hotmail.com

R. O ideal é buscar entidades que já tenham atividades nas áreas de educação, rádio, comunicação comunitária ou outras que representem uma sustentabilidade social. Um bom exemplo é o programa de inclusão digital do Banco do Brasil, que doa equipamentos a comunidades carentes para implantação de telecentros comunitários. Leia mais sobre isso em ARede número 7 (www.arede.inf.br/index.php?option=com_
content&task=view&id=373&Itemid=177
).

Acesso limitado

Sou aluna de uma escola estadual de São João da Boa Vista. Durante uma aula de informática lemos uma reportagem na revista ARede, chamada Laboratórios Abertos. Notamos que todas escolas da nossa turma (cinco) têm laboratório de informática. Porém, os alunos não têm acesso aos computadores, nem no horário de aula, quanto mais fora do período. Gostaria de saber o que vocês poderiam fazer para que os alunos tenham acesso a esses computadores.
Jessika dos Santos
Estudante
jessikinha_n.c.p@hotmaol.com

Agradecimentos

Recebemos o nosso exemplar da revista ARede. Ficou muito bacana a matéria. A proposta da revista é muito interessante!
Fátima Finizola
Corisco Design Gráfico
Recife (PE)
www.corisco.net

Mandem para cá

Sou diretora do Centro de Tecnologia da Fundação Municipal de Educação de Niterói, da Secretaria Municipal de Educação. Desenvolvemos tudo o que é pertinente a informática e inclusão digital do município. Temos 36 escolas com laboratório de informática, em conexão banda larga. Possuímos 19 telecentros do Programa Educação e Inclusão Digital. Teríamos enorme interesse em receber um exemplar mensal da revista ARede, que é valiosa em informações sobre as questões que nos afetam diretamente. Aproveitamos para parabenizar pela qualidade da publicação e pelo compromisso dos editores com a inclusão digital.

Maria Angélica Pinto de Paiva
Diretora
Centro de Tecnologia da Fundação Municipal de Educação de Niterói
Niterói (RJ)
mapp@educacao.niteroi.rj.gov.br

Sou professora de matemática da rede municipal de Campinas e gostaria de receber a revista ARede, se possível.

Maria Aparecida
Professora
Campinas (SP)

Trabalho no Colégio Jesuíta Nossa Senhora Medianeira, em Curitiba. Recentemente, criamos um setor de mídia-educação. Ao conhecer a revista ARede, percebi que ela pode ser de enorme ajuda para traçarmos reflexões conceituais em conjunto com estratégias de atuação. Desse modo, gostaria de saber que procedimentos devemos seguir para receber as edições da revista em nossa instituição de ensino.

Nilton Cezar Tridapalli
Coordenador de Mídia-Educação
Colégio Jesuíta Nossa Senhora Medianeira
Curitiba (PR)

Sou professora de Ciências e Biologia. Acabei de me formar em Licenciatura em Biologia e gostaria de me especializar na área de Educação Ambiental. Recebi um material sobre a Conferência Municipal do Meio Ambiente, onde havia a sugestão, para mais informações, de que o leitor consultasse o site da revista ARede. Gostaria muito de receber essa revista.

Taciana Wanderley Guedes
Professora
EMEF Maria Tâmara Souza Nascimento
Maturéia (PB)
tacianawanderley@hotmail.com

Tenho tido a oportunidade de folhear e ler superficialmente a revista ARede durante o tempo de espera no telecentro que freqüento. Como professor de informática na escola técnica estadual, tenho visto um material fantástico para passar para meus alunos, incentivando-os a trabalhar pela inclusão social através da tecnologia. Assim, queria solicitar o recebimento periódico um exemplar dessa prestimosa revista.

José Manoel Pereira Antunes
Professor de informática
Escola Técnica Estadual Professor Basilides de Godoy
São Paulo (SP)
manoel.basilides@gmail.com

Fiquei muito interessado em receber as edições mensais da revista no nosso telecentro. Pretendo criar novos trabalhos em parceria com a comunidade, que não visem exclusivamente a alfabetização digital. Será de grande valia recebermos ARede para que nos matenhamos sempre informados.

Josadaik
Educador
Telecentro Comunitário de Santa Helena de Minas – Projeto CidadãoNet
Santa Helena de Minas (MG)
duartemeiry@hotmail.com

Sou professora da Universidade Federal de Pernambuco e atuo na área de Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação, na formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas diversas). Além disso, coordeno um projeto de extensão em que discutimos com professores de escolas públicas e alunos licenciandos a integração das tecnologias nas salas de aula e a inclusão digital. Considero o conteúdo da revista ARede bastante pertinente para as discussões que travamos com professores e futuros professores em nosso projeto e nas disciplinas que ministro, mas não tenho acesso à revista. Por esse motivo, gostaria de recebê-la para ampliar a discussão sobre inclusão digital e social nas nossas aulas e debates.

Maria Auxiliadora Padilha
Professora
Universidade Federal de Pernambuco
Recife (PE)
dora_padilha@hotmail.com

Sou estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia e bolsista em Iniciação Científica pelo CNPq. Estou enviando este e-mail com o intuito de poder receber as edições mensais da revista, pois o conteúdo poderá enriquecer bastante a minha pesquisa, que é sobre as políticas públicas do MEC. Em especial os programas Um computador por Aluno e Computador Portátil para Professores. Como faço parte do grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), já tive oportunidade de dar uma olhada em algumas edições da revista e pelo que pude perceber a revista possui matérias muito interessantes, que enriquecerão o meu trabalho como pesquisadora.

Josélia Domingos dos Santos
Estudante
Universidade Federal da Bahia
Salvador (BA)
joseliasantos@ufba.br

Trabalho no Acessa SP de minha cidade, Jaú, interior de São Paulo. Primeiramente, parabenizo a revista por matérias de ótima qualidade tanto em termos de quantidade quanto de informação. É uma ótima revista. Estou cursando o 2º ano de Comunicação Social (Jornalismo) e teve um seminário na faculdade com o tema  “Veículos de comunicação voltados para as tecnologias da comunicação”. Resolvi apresentar ARede nesse seminário. Quase ninguém conhecia a revista. No entanto, foi um sucesso a minha apresentação. O meu professor, que não tinha conhecimento da revista, pediu para eu dar a vocês a sugestão de distribuir exemplares em faculdades não somente públicas mas também particulares.

Sidnéia
Jaú (SP)
neiagv@yahoo.com.br

Gostaria de parabenizá-los pelo ótimo conteúdo encontrado na revista. Conheci a revista em um ponto de cultura Caiçaras de Cananéia, onde estou começando a desenvolver ferramentas multimídia, no processo de inclusão digital. Como faço para receber a revista em casa? Gostaria de acompanhar as matérias.
Luiz Claudio Mayerhofer
Biólogo


R: Os pedidos foram cadastrados para envio de ARede.