Produto brasileiro aprovado pela ONU…
A linguagem NCL e seu ambiente de apresentação Ginga-NCL, softwares responsáveis pela inteligência e interatividade da TV digital brasileira, foram aprovados, dia 29 de abril, como padrão pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão ligado às Nações Unidas. O Ginga-NCL é o primeiro framework de aplicações multimídia para serviços IPTV aprovado pela UIT. NCL e Ginga-NCL são tecnologias de propriedade intelectual da
PUC-Rio, resultados de pesquisas financiadas pela Finep e pela RNP a partir das ações do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações.
… conquista adeptos pelo mundo afora.
Operadores de telecomunicações e radiodifusores de todo o mundo podem adotar a tecnologia. Fabricantes de receptores DTV podem desenvolver produtos seguindo as normas e permitindo a comercialização para múltiplas redes e múltiplos mercados. O ministro peruano de Transportes e Comunicações anunciou que seu país vai adotar o padrão ISDB-T, o mesmo do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD), integrando ao padrão originalmente instituído no Japão as melhorias introduzidas por técnicos e empresas de radiodifusão reunidos no Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre.
www.forumsbtvd.org.br
Tradução para o Pyctoria, habilite-se!
O Pyctoria é uma série educativa sobre a linguagem de programação Python. Não é preciso entender de programação para ler as tiras, dizem os autores da série, desenhada no site Bitstrips, ferramenta gratuita para criação de histórias em quadrinhos. A série está em elaboração, e seu objetivo “corajoso” é abordar os principais pontos da linguagem e ser uma ferramenta realmente útil para quem quiser aprendê-la. O único defeito é que é em inglês. Será que alguém da comunidade Python no Brasil vai traduzi-la?
www.bitstrips.com/series/63047/read.php?comic_id=250074&subsection=0
Celulares ganham bateria a luz solar
Um ambiente web para redes sociais
A Associação de Software Livre (ASL.Org) lançou, no 4º Festival de Software Livre da Bahia e 3º
Encontro Nordestino de Software Livre, realizados dias 28 e 29 de maio, um ambiente web para a rede social do Projeto Software Livre Brasil (PSL). O ambiente tem como base o software livre Noosfero, desenvolvido pela Cooperativa de Tecnologias Livres da Bahia (Colivre). O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais com funcionalidades de blog, e-portfolios, RSS, discussão temática e agenda de eventos. Utiliza a linguagem de programação Ruby com framework Rails. Suporta bancos de dados PostgreSQL, MySQL, e SQLite, entre outros. Já é usado pelo Sistema Fórum Brasileiro de Economia Solidária (rede dos atores da economia solidária no Brasil) e pela Unifreire (rede de pessoas e instituições freirianas de vários países, entre as quais os institutos Paulo Freire).
www.noosfero.org
A Comunidade WordPress-BR está organizando a primeira edição da WordCamp Brasil para o dia 21 de junho, em São Paulo. A escolha da data e da cidade foi intencional, pois nesse período estará na cidade Matt Mullenweg, criador do WordPress.A conferência vai reunir desenvolvedores, designers, blogueiros. Usuários casuais poderão assistir palestras e apresentações, trocar ideias e se conhecer em um ambiente informal. O WordPress é, além de um site que oferece blog grátis, uma ferramenta livre para criar blogs. Há mais de 2 mil pessoas do Brasil cadastradas no site wordpress.org e a comunidade organizada brasileira ainda está se formando, em torno do portal wordpress-br.com e das traduções do software disponível.
www.wordpress-br.com
O Serpro participou do desenvolvimento do sistema que administrará os Cartões de Pagamento do governo federal — os cartões de crédito usados por funcionários públicos, em torno dos quais se construiu um escândalo, no início de 2008, e dos quais nunca mais se falou. O Sistema de Cartão de Pagamento (SCP) vai realizar o detalhamento de todos os gastos efetuados por esse meio, atendendo à Portaria N° 90, de 28/4/2009, que determina a obrigatoriedade desse detalhamento a partir do dia 1º de junho. Para o Ministério do Planejamento, a medida busca qualificar o gerenciamento das despesas, agilizar a prestação de contas e melhorar a transparência dos gastos. Será utilizado pelos órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional e é obrigatório para todas as modalidades de movimentação financeira realizada pelo cartão de pagamento. Os funcionários públicos portadores do cartão terão 30 dias para detalhar cada transação e as informações serão divulgadas no Portal da Transparência.
www.portaltransparencia.gov.br
Para aprender como funciona o GPS
Pesquisadores do da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram um software educacional sobre o GPS. O programa é uma ferramenta de apoio a professores de diferentes áreas, como Ciências, Geografia, Estudos Ambientais, Biologia e Agronomia e pode ser usado do ensino Fundamental ao ensino superior. Elaborado pelo docente João Eduardo Perea Martins, coordenador do Laboratório de Instrumentação Inteligente do curso de Ciências da Computação, e pelo estudante Gustavo Lima, o software está disponível em duas versões: Macromedia e HTML. Segundo o professor, o programa roda em qualquer computador que tenha o Internet Explorer, mesmo que não esteja conectado à internet. Além de ter uma interface amigável e simples, o projeto usa uma linguagem simples, sem fórmulas matemáticas ou conceitos técnicos mais elaborados. O software tem distribuição gratuita, e pode ser adquirido pelo e-mail do professor (perea@fc.unesp.br).
Acer coloca Android em seus netbooks
A terceira maior fabricante de computadores no mundo anunciou que vai vender netbooks preparados para rodar o sistema operacional gratuito Android, do Google. Os netbooks Android funcionarão com o processador Atom, da Intel, de baixo custo e baixo consumo de energia. Isso deve tornar os equipamentos mais baratos do que os modelos compatíveis com Windows — que, segundo o fabricante, não vão ser descontinuados. A Acer também informou ainda que planeja lançar smartphones com a mesma plataforma, no final deste ano.