Entre nesse jogo

Portal sobre MMOG traz conteúdo diversificado, testes e vídeoscasts. Tudo em português.
Jane Soares


ARede nº 79 – abril de 2012

Os brasileiros aficcionados por jogos online em grupo, os MMOGs (Massive Multiplayer Online Games, que significa jogos eletrônicos online multijogadores em massa), ganharam um portal repleto de informações e novidades, nos moldes dos existentes no exterior. A ideia surgiu no começo do ano passado, de uma dupla que se conheceu no local de trabalho, a agência de comunicações Tuiuiú, que fica no Rio de Janeiro (RJ). O diretor de arte Daniel Crepaldi e o programador Antônio Felix logo descobriram um ponto em comum: a paixão pelos MMOGs.

Felix joga desde a adolescência. Para Crepaldi, os jogos têm sido uma inesgotável fonte de diversão nos últimos cinco anos. Conversa vai, conversa vem, os dois se viram lamentando a falta de um site com informações e novidades sobre o que rola nesse segmento, no Brasil. Os pequenos blogs em língua portuguesa estavam longe de satisfazer a curiosidade dos dois jogadores. E os sites estrangeiros, embora acessíveis, são de difícil compreensão para quem não tem pleno domínio do inglês.

A vontade de criar um portal tupiniquim logo começou a tomar corpo. Antônio se encarregou do desenvolvimento e programou todos os códigos. Crepaldi criou o visual. O conteúdo inicial foi levantado por meio de pesquisas na internet e também das notas de divulgação de produtos, oferecidos pelos produtores dos jogos. Depois de um mês de muito trabalho, o MMO and More ficou pronto e entrou no ar. Foi apresentado em meados do ano passado na Brasil Game Show, considerada a maior feira de games da América Latina. Lá, novas ideias foram agregadas.

O visitante do portal não só fica por dentro de lançamentos, com comentários e avaliações dos produtos, mas pode fazer seus próprios testes de jogos, elaborar videocasts sobre diferentes assuntos relativos ao mundo dos games e compartilhar conhecimento com outros jogadores. O portal só não oferece jogos online – pelo menos, por enquanto. “Nossa intenção, no momento, é realmente difundir informações sobre o setor, da forma mais ampla possível. Por isso, o portal é atualizado todos os dias, com dados recentes. E até já percebemos que a audiência aumenta quando são postados novos vídeos”, comenta Felix.

A divulgação é feita basicamente no velho boca a boca, e o time de simpatizantes do MMO and More cresce nas redes sociais. A página do Facebook complementa as informações do portal. Os rapazes já estão se movimentando para firmar parcerias com fabricantes de jogos e escolas de games, em busca de alternativas para viabilizar economicamente o projeto. “Participamos de eventos como a Campus Party, não só para divulgar o portal, como para conhecer novidades, reforçar o conteúdo”, explica Crepaldi.

Para se divertir de graça
O MMOG é capaz de suportar centenas de milhares de jogadores simultaneamente. Os jogos geralmente são online e apresentam pelo menos um mundo comum. Os jogadores podem se ajudar ou competir entre si em grande escala.
Quase todos os MMOGs exigem subscrição, com pagamento mensal. Mas alguns podem ser jogados de graça, como Astro Empires, Guerra Khan, Travian, Galactic Wars, Tribal Wars, DC Universe Online e RuneScape.

www.mmoandmore.com | www.astroempires.com | www.guerrakhan.com | www.travian.com.br | www.galaxywars.co.uk | www.tribalwars.com.br | www.dcuniverseonline.com/free | www.runescape.com

 

{jcomments on}