Instituições lançam campanha por uma nova lei de comunicação

Manifesto critica o código atual, de 50 anos, e traça 20 diretrizes para democratizar as comunicações no país

30/08/2012 – Com articulações em todo o Brasil, já teve início a campanha Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo. Apoiada por representantes da sociedade civil, do poder público e do setor empresarial, a campanha pretende pressionar o governo e o Congresso Federal pela criação de uma nova Lei Geral das Comunicações, que redefina desde a forma como as concessões são distribuídas, à obrigatoriedade de adoção de cotas de tecnologia nacional na infraestrutura.

Lançado oficialmente na segunda-feira (27/08), o movimento tomou forma em maio, durante o seminário Desafios da Liberdade de Expressão, ocorrido em São Paulo e promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

O manifesto traça 20 pontos fundamentais que uma nova lei deve trazer para ser verdadeiramente democrática. Para divulgar a iniciativa, os organizadores criaram um cordel e vídeo explicando os motivos que os levaram à criar a campanha.