Criador do Pirate Bay é preso no Camboja

03/09 - Gottfrid Svartholm foi detido na quinta-feira. Suécia é autora do pedido de captura ao governo do país asiático. 

03/09/2012 – O site Khmer440 noticiou, no fim de semana, que Gottfrid Svartholm, co-fundador do site de compartilhamento de arquivos digitais Pirate Bay, foi preso no apartamento em que morava na quinta-feira (30/08) em Phnom Penh, capital do Camboja. A prisão aconteceu após pedido do governo sueco emitido junto à Interpol.

A justiça da Suécia busca Svartholm desde o começo do ano, quando ele desobedeceu uma ordem judicial de comparecer a uma audiência na qual pediria revisão da condeção a 12 meses de prisão mais multa de US$ 1,1 milhão por infração de direitos autorais. O rapaz, de 27 anos, não compareceu ao tribunal alegando estar hospitalizado. As autoridades cambojanas ainda não definiram se vão extraditar Svartholm, pois o país não tem acordo de cooperação com a Suécia.

Se extraditado, Anakata (como Svartholm é chamado na internet) deverá cumprir a sentença nas prisões da Suécia, seu país de origem. Segundo o site TorrentFreak, o programador apresenta problemas de saúde desde 2010. O site Khmer440 afirma que o sueco têm problemas relacionados ao uso de drogas e sofre de alucinações. Até o momento da prisão, Svartholm trabalhava em uma empresa de TI no Camboja e vivia em um apartamento na capital do país.

Um blog, em inglês, foi criado por admiradores de Svartholm para acompanhar os próximos acontecimentos. Nas redes sociais já se iniciou um movimento de observação para garantir a integridade dele. No twitter, teve início a campanha #Freeanakata, na qual os participantes pedem por sua libertação e foi criado um perfil para postar sobre os fatos mais recentes.