Do Tele.Síntese
21/09/2012 – O governo de Pernambuco e a operadora Oi assinaram na quinta-feira (20/09) o contrato do projeto PE-Conectado. Nos próximos 12 meses, a companhia investirá R$ 500 milhões na expansão das redes 2G, 3G e banda larga, além da instalação de novos equipamentos que vão aprimorar a eficiência dos seus serviços no estado.
O projeto PE-Conectado prevê a instalação de 11,5 mil pontos de videomonitoramento, instaladas em vias e prédios públicos considerados de elevado valor operacional pelos órgãos de segurança do Estado, e tem por objetivo aumentar a segurança da população e melhorar o trabalho de investigação e repressão da criminalidade.
A rede ampliará ainda a capacidade da internet do governo (de 1 Gbps para 2,5 Gbps), segurança da rede (PRTMs), quantidade dos links (de 2.837 para 4.080 acessos dedicados) e de telefones fixos (de 30 mil para 40 mil pontos de voz fixos). O projeto prevê, entre outros, o aumento da quantidade de telefones móveis (de 5 mil para 11 mil), integração dos tráfegos (fixo-móvel, móvel-fixo intra-grupo), gestão do tráfego 0800 estadual, inclusão de servidores de fax (2,5 mil pontos), inclusão de novas modalidades de videoconferência, inclusão do serviço de rede local sem fio aberta (para uso público e inclusão digital) e fechada (tipo Wi-Fi).
“O PE-Conectado é um grande serviço para o Estado de Pernambuco, pois vai fazer as políticas públicas chegarem à população mais remota”, afirmou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na solenidade de assinatura do contrato, no Centro de Convenções de Pernambuco.
A ideia é que, por meio da rede, seja possível ainda promover a inclusão digital através de políticas públicas, difundindo a transferência e capacitação tecnológica através de instrumentos como educação a distância, cursos de qualificação e formação profissional, troca de experiência, reuniões à distância, videoconferências e teleconferências.
A empresa divulgou que o projeto permitirá ao governo de Pernambuco economizar, ao todo, R$ 452,5 milhões ao longo dos quatro anos em que o serviço será prestado. “O modelo acompanha uma tendência mundial de convergência de serviços em uma única plataforma e é considerado uma novidade no setor público. A ideia é maximizar a utilização da infraestrutura, gerar economia de escala e maior eficiência”. Oi e seus consorciados estimam que serão gerados 1,5 mil empregos no estado de Pernambuco, através da contratação de empresas locais.
Com a assinatura do contrato, a Oi se torna responsável pela instalação de serviço de banda larga gratuita nas escolas públicas nas áreas urbanas de todos os seus municípios. Atualmente, 2.283 escolas já contam com este serviço. Além disso, a Oi é parceira da Secretaria de Educação de Pernambuco através do Nave, o programa que prepara jovens para profissões na área digital do Oi Futuro, o instituto de responsabilidade da Oi, e que funciona na Escola Cícero Dias, no Recife. O Oi Futuro também mantém em Pernambuco a Oi Kabum!, escola de Arte e Tecnologia, para jovens de comunidades populares urbanas.