Banda larga amplia webconferências

Banda larga amplia webconferências Soluções em software livre ganham impulso e vão beneficiar o ensino a distância Sérgio Amadeu da Silveira

ARede nº56, março de 2010 – Com o avanço da banda larga, vamos aprofundar os processos de superação de distâncias, ampliar o teletrabalho e os usos da rede para a aprendizagem. Uma das consequências mais positivas estará na popularização das
webconferências. Não faz muito tempo que realizar uma reunião a distância, chamada de videoconferência, era uma atividade muito cara e difícil. Mas o crescimento da velocidade de transferência de pacotes de informação nas redes permitiu o surgimento das webconferências.

Existem sites que permitem a realização de encontros e reuniões em tempo real. A democratização das reuniões a distância avançou muito com o conceito denominado webinar. Em uma conferência
webinar, apenas uma pessoa fala ou tem sua imagem transmitida para os demais, que interagem entre si e com o palestrante a partir de chats. Isso otimiza o uso da banda e é ideal para palestras e aulas. Apesar de o aluno não usar sua imagem e voz, interage com o professor por mensagem de texto que todos podem ler.
Em 2006, foi lançada uma plataforma open
source de webinar denominada Dimdim (www.dimdim.com). Dimdim conecta até 1000 pessoas usando apenas o navegador. Os participantes não precisam instalar nenhum software para ver, ouvir e participar da conferência a distância. A empresa Dimdim permite o uso de sua versão gratuita para quem quiser realizar um webinar com até 20 pessoas. Para conferências com mais pessoas a empresa tem planos bem baratos.

A Dimdim anunciou em seu site que irá oferecer o seu próximo lançamento não apenas em código aberto mas também sob a GNU Public License (GPL), a principal licença de
software livre. Para DD Ganguly, CEO da empresa, “a missão do Dimdim é democratizar as reuniões na web e a mudança para a licença GPL é um passo consciente nesse caminho”. Além disso, afirmou: “Aderir à GPL foi uma decisão fácil para nós, porque nossos clientes queriam Dimdim em software livre”.

Dimdim dá a todos a oportunidade de realizar reuniões na web e personalizá-las. É uma aplicação que inclui funcionalidades de colaboração avançadas (navegador baseado em conferência de áudio, webcam broadcast, slides, compartilhamento de desktop etc.) em que qualquer pessoa pode facilmente e instantaneamente interagir com as demais, sem o incômodo de ter que baixar um software em seu computador. Dimdim integrou aplicações open source (MySQL, OpenOffice etc.) com seu próprio software de fonte aberta. Também incorporou o software mais popular do mundo para gerenciamento de cursos, usado por universidades, escolas, empresas e professores independentes ao redor do mundo. Segundo seus mantenedores, o código-fonte do Dimdim já foi baixado mais de 120 mil vezes.

Com o Dimdim, os usuários visualizam fotos, apresentações, abrem PDFs e acompanham o que o palestrante ou professor faz em sua tela de computador. A exposição pode conter até mesmo um vídeo. A interface amigável, desenvolvida a partir da experiência de mais de 15 anos de especialistas em desenvolvimento de plataformas para webconferências, pode ajudar a implementação dos recursos educacionais abertos e a suprir enormes falhas em nosso sistema tradicional de ensino.

Com as tecnologias disponíveis e uma infraestrutura de banda larga barata, estável e disponível, é possível pensar um processo de aprendizagem online que supere os tradicionais cursos de ensino a distância. O uso de plataformas de
webinar e o conceito de comunicação unificada pelo computador que articule ferramentas de comunicação (chat, vídeo, VoIP, e-mail, web) com funcionalidades baseadas na telefonia móvel (voz, SMS, foto, visualizadores) podem ganhar um grande impulso com seu desenvolvimento em código aberto. Com isso, uma grande inteligência coletiva poderá se articular em torno da melhoria dos softwares. Na dinâmica colaborativa do software livre, as soluções criativas de um país podem ser imediatamente aproveitadas e alavancadas por outros.

Quando a banda larga chegar a todas as escolas, poderemos realizar processos de atualização permanente de professores com os teóricos e pensadores mais importantes, utilizando a tecnologia de webconferência e webinar. Além disso, poderemos criar grupos de tutores que traduzam os conteúdos de recursos educacionais abertos, tais como os disponíveis no OpenCourseWare, para realizar cursos que possam ser feitos em lan houses, telecentros ou em casa. O Consórcio OpenCourseWare é uma articulação de aproximadamente 200 instituições de ensino superior de todo o mundo, entre elas o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), que oferece conteúdos de altíssimo nível e cursos abertos. Existem cursos em diversas línguas, mas a maioria está em inglês (www.ocwconsortium.org/use/use-dynamic.html).

Sérgio Amadeu da Silveira é sociólogo, considerado um dos maiores defensores e divulgadores do software livre e da inclusão digital no Brasil. Foi precursor dos telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.