16/05/2012 – O governo de Pernambuco adquiriu 156 mil unidades do Intel Classmate PC conversível, versão tablet PCs, para dar a todos os estudantes do 2° e do 3° ano do ensino médio das escolas públicas do Estado. A iniciativa faz parte do Projeto estadual Aluno Conectado.
É a primeira vez no país que alunos da rede pública receberão um tablet-PC do governo. “Estamos muito felizes com esse novo momento. Nossos alunos estão cada vez mais exigentes e conectados com as novidades da tecnologia, e precisam encontrar na escola, o local ideal para o desenvolvimento do aprendizado. Por isso, o governo do Estado está investindo maciçamente na modernização da rede de ensino e com isso aprimorando, cada vez mais, a qualidade do ensino. Queremos nossas salas de aula adequadas às necessidades do século 21”, afirma o secretário de Educação, Anderson Gomes.
O Intel Classmate PC conversível possibilita a adoção de processo de ensino e aprendizado inovador, com aplicativos, softwares e recursos de hardware totalmente voltados para fins educacionais. Com base em extensas pesquisas em salas de aula do mundo todo e em colaboração com educadores e fornecedores locais, o Classmate PC conversível traz vantagens palpáveis, desde o conteúdo localizado até a interoperabilidade com infraestruturas e redes escolares.
A configuração dos classmates conversíveis, fabricados pela CCE, tem processador Intel Atom N2600 (1Mb Cache, 1,6GHz), tela sensível ao toque de 10,1”, 2Gb de memória RAM, 32 Gb de SSD, camera, Wi-Fi e um conjunto pré definido de softwares de educação.
Além dos computadores, a Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco também fechou uma parceria com a Intel para a capacitação de 5.500 professores. Serão dois treinamentos, o Programa Intel® Educar Fundamentos Básicos e a Série Elementos, ambos voltados para a utilização da tecnologia em sala de aula para uso criativo da mesma.
“Um dos pontos mais importantes dessa iniciativa é a capacitação dos professores, para que potencializem a experiência de aprendizagem desses alunos. Os equipamentos de ensino altamente tecnológicos, aliados aos conhecimentos passados pelos professores, proporcionam aos alunos uma experiência de ensino única, sem que os equipamentos sejam utilizados como meros livros eletrônicos”, afirma o Gerente de Educação da Intel, Rubem Saldanha.
Ao concluírem o ensino médio, os alunos ganharão de presente seu Classmate PC. “Acreditamos que essa medida ajudará a reduzir a evasão escolar, pois funcionará como um estímulo aos estudantes que ingressarem no ensino médio”, completa Campos.
{jcomments on}