16/05/2012 – A Intel Brasil, como parte de seu projeto de fomento à educação e formação de profissionais no país, assinou um acordo de doação de laboratórios completos para três universidades brasileiras: a Universidade Estadual de Campinas (Faculdade de Engenharia), a Universidade de São Paulo (Escola Politécnica) e a Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Ciência da Computação).
O principal objetivo desse acordo é apoiar as universidades a formar profissionais capazes de desenvolver soluções embarcadas inteligentes, mercado que cresce a passos largos no mundo, à medida que mais e mais dispositivos adquirem a capacidade de conectar-se à internet e trocar informações entre si – tendência conhecida como compute continuum.
Cada laboratório será equipado com 20 sistemas embarcados com o processador Intel® Atom™, além de ferramentas para a criação de novas soluções inteligentes para áreas consideradas de grande potencial no Brasil pela Intel, tais como sensores, RFID, criptografia e segurança da informação.
Os laboratórios serão utilizados, principalmente, por alunos de graduação dos cursos de engenharia. Além da doação de laboratórios, a Intel irá capacitar os professores dessas universidades para que se tornem multiplicadores de conhecimento e possam colaborar e coordenar esses alunos, no processo de desenvolvimento de sistemas.
“É muito importante capacitarmos esses jovens para torná-los excelentes profissionais e desenvolvedores de sistemas inovadores”, afirma Rubem Saldanha, gerente de Educação da Intel. “Essas três universidades foram escolhidas por serem instituições de ensino de ponta no país, reconhecidas internacionalmente. Além disso, elas vêm atendendo de maneira exemplar às nossas expectativas e cada vez mais se tornam parceiras inseparáveis no programa da Intel de fomento à educação no país.” (Da assessoria de imprensa)