tablet ensino fundamental sao paulo

Prefeitura de SP promete colocar ao menos um tablet em cada sala de aula

04/10 - Serão distribuídos 8 mil aparelhos para uso do professor. Ideia é que o diário de classe seja feito nesses dispositivos.

Redação ARede

tablet ensino fundamental sao paulo04/10/2012 – A Prefeitura de São Paulo anunciou mais além da criação de redes sem fio gratuitas para as comunidades em torno dos CEUs. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), outros programas de inclusão digital vão modernizar as aulas inclusive nas escolas que não fazem parte de Centros Educacionais Unificados.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) também terão redes sem fio próprias. A SME afirma que 490 unidades receberam equipamentos, que estão em funcionamento em 232 delas. Essas escolas terão dois links (um para a rede administrativa, outro para uso geral) de 2 mbps cada.

A SME diz ainda que os professores estão passando por formações para o uso de tablets como ferramentas de ensino. A ideia é que no futuro próximo o diário de classe em papel deixe de existir e os docentes usem os dispositivos para registrar a lista de presença, descrever a metodologia, a estratégia e os materiais usados em uma determinada aula. Estão sendo distribuídos 8 mil tablets, um para cada sala de Ensino Fundamental, que ficam na escola à disposição dos educadores. 

A distribuição dos aparelhos será concluída até novembro. Os professores receberão 40 horas de formação até o final do ano para melhor usar o aparelho em aula. Entre os módulos do curso estão o uso de ferramentas colaborativas, da internet em aula, e como fazer planejamento de aula e diário de classe com o dispositivo. O investimento em tablets soma R$ 9 milhões.

Para complementar o programa, cerca de 3 mil novos projetores foram distribuídos para todas as escolas da rede, CEUs e setores administrativos da secretaria. Os equipamentos, que também contam com acesso à internet, unem as características de um computador (com leitura de arquivos, entrada para pen drives e outros programas que podem auxiliar o professor) com a projeção de imagens com alta qualidade.