Boas práticas, excelentes resultados
Iniciativas públicas e da sociedade civil se destacam pela criatividade e pela qualidade na formação de jovens e adultos, transformando vidas e comunidades.
ARede nº 86 – novembro de 2012
O PRÊMIO AREDE CHEGA à 6ª edição, com cerca de 200 projetos inscritos de todas as partes do Brasil. São iniciativas de pequenas empresas que atuam em um bairro da periferia, grandes programas que beneficiam estudantes de vários estados, ações pontuais de formação em audiovisual, desenvolvimento de tecnologia assistiva para celulares inteligentes, portais de conteúdos de interesse público, entre tantos exemplos da diversidade que envolve a inclusão sociodigital neste país.
Cada vez mais, ano a ano, percebemos que os projetos avançam para além da alfabetização digital. Cursos de informática básica, capacitação em uso de programas de escritório e navegação primária na internet começam a dar lugar a ações mais consistentes e estruturantes. Melhor provida de acesso às tecnologias da informação e da comunicação e de conexões à rede mundial, a população passa a exigir mais. A demanda, atualmente, se volta para projetos que ofereçam valor agregado. Estão em alta oficinas de capacitação que possibilitem gerar renda a partir dos conhecimentos adquiridos. Ou programas de formação que visem qualificar e requalificar jovens e adultos para que obtenham melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Entre os vencedores do Prêmio ARede 2012 (ver ao lado), estão organizações da sociedade civil, do governo e do setor privado que, durante este ano, tiveram essa percepção e voltaram seus esforços e investimentos nesse sentido. Foram eleitos pela comissão julgadora (ver página 12) os projetos que se destacaram pela adequação conceitual, pela qualidade da implantação e pela inovação tecnológica – independentemente do porte e do fôlego financeiro dos gestores e parceiros. Instituído em três modalidades – Setor Público, Setor Privado e Terceiro Setor, com várias categorias, o prêmio visa garantir princípios de equidade. E tem como proposta exatamente dar visibilidade a trabalhos que apresentam resultados e têm potencial de se tornar referência no âmbito nacional por sua força de desenvolver pessoas e comunidades.
Uma referência pontual nesse sentido é a Personalidade do Ano 2012 em Inclusão Digital, a ativista Beatriz Tibiriçá, a Beá (ver página 16), que se destacou pelo brilhante trabalho de articulação entre sociedade civil e governo para que as políticas públicas de inclusão sociodigital não esmorecessem – ao contrário, se fortalecessem e, com isso, se constituíssem em apoio às demais iniciativas país afora. A qualidade dos trabalhos apresentados, criativos e desenvolvidos com grande dedicação, em alguns casos, até heroicamente, atribuiu à comissão julgadora a difícil tarefa de eleger os vencedores. No entanto, a equipe da revista ARede cumprimenta a todos os que enviaram seus projetos, agradecendo a participação e o prestígio.
VENCEDORES 2012
Personalidade do Ano
Beatriz Tibiriçá
Coletivo Digital
Prêmio Especial Educação
Enter Jovem Plus
Instituto Empreender
MODALIDADE TERCEIRO SETOR
Categoria Acessibilidade
Um Olhar Para a Cidadania
Instituto Comradio do Brasil
Categoria Capacitação
Mawo – Casa de Cultura Ikpeng
Instituto Catitu e Associação Indígena Moygu
Categoria Conteúdo
Revista Espírito Livre
João Fernando Costa Júnior
Categoria Serviços aos Usuários
Conexão Amazônica – Barco-hospital Abaré
Projeto Saúde e Alegria
Categoria Sustentabilidade
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Oficina de Imagens
MODALIDADE SETOR PÚBLICO
Categoria Acessibilidade
Uso do QR Code em Etiquetas Acessíveis para Deficientes Visuais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Categoria Capacitação
Universidade do Trabalho Digital
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do governo do Ceará
Categoria Conteúdo
Rede São Paulo Saudável
Escola Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Categoria Desenvolvimento Tecnológico
Projeto Participar
Universidade de Brasília
Categoria Serviços de Governo
Portal Rede Cidadania
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia
MODALIDADE SETOR PRIVADO
Categoria Acessibilidade
VozMóvel: Mobilidade, Informação e Comunicação ao Alcance de Todos
Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Categoria Capacitação
Projeto Eu-Cidadão: Inclusão Digital e Cidadania
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Categoria Conteúdo
Portal Rio sem Dengue
Metara Comunicação
Comissão julgadora 2012
ESPECIAL EDUCAÇÃO Edvaldo Souza Couto – Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Felipe Fonseca – Integrante do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Paulo Gyleno – Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Rogério Santanna – Consultor em TI e telecomunicações Sérgio Mindlin – Presidente do Conselho do Instituto Ethos
TERCEIRO SETOR Carlos Seabra – Coordenador Técnico Pedagógico na Gerência de Inovação e Novas Mídias da Editora FTD Corinto Meffe – Diretor do Departamento de Integração de Sistemas da Informação do Ministério do Planejamento Graça Pinto Coelho – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Regina Silva – Professora e Diretora de Projetos Educacionais Especiais da Positivo Informática Roseli Lopes – Professora da Escola Politécnica e pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (USP)
SETOR PÚBLICO Bernadete Toneto – Professora do Curso de Comunicação da Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) Cecília Hartmann Regueira – Presidente do Instituto Hartmann Regueira Manoel Horácio Francisco da Silva – Integrante do Conselho do Banco Fator Rosane Luciane Chene – Gestora do Instituto de Oportunidade Social Wilken David Sanches – Diretor Financeiro do Coletivo Digital
SETOR PRIVADO Frederico Guimarães – Coordenador do Grupo Software Livre Educacional Jesulino Alves de Souza – Ativista do Software Livre e da Inclusão Digital Márcia Schuller – Secretária Municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital de Novo Hamburgo (RS) Roberto Meizi Agune – Coordenador da Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo Teófilo Galvão Filho – Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor de pós-graduação da Faculdade São Bento da Bahia.