Prêmio ARede 2012, a festa da inclusão sociodigital

30/10 - A cerimônia, realizada ontem, teve participação de Marta Suplicy, ministra da Cultura. Beatriz Tibiriçá, a Beá, foi escolhida a Personalidade do Ano 2012.

Prêmio-ARede-2012-Foto-de-Eliseu-Roberto-dos-Santos-Correios-SPM30/10/2012 – Muito animada e concorrida, a cerimônia de entrega do Prêmio ARede 2012 foi prestigiada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e homenageou Beatriz Tibiriça, a Beá.

Organizada pela Revista ARede, a festa reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e de organições não governamentais na noite de ontem, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. 

Na chegada, Marta Suplicy recebeu uma carta com contribuições para políticas públicas do MinC. O documento foi produzido pela Metareciclagem, rede que reúne cerca de 400 pessoas em todo país para discussão sobre o uso da tecnologia. 

Durante seu discurso, Marta ressaltou a importância da premiação para estimular iniciativas de inclusão sociodigital. “Premiações como esta, da sociedade civil, fazem a diferença”, disse. Lembrou a importância dos telecentros para o desenvolvimento das comunidades. “Na prefeitura de São Paulo, a gente descobriu que os postos de saúde de áreas com um telecentro atendem a menos casos de depressão”, falou.

Afirmou, ainda, que sua intenção à frente do Ministério da Cultura (Minc) é reformar a Lei de Direitos Autorais. “Falaram que é complicado, mas analisei e não achei tão complicado assim. Complicada é a parte do Ecad, mas com relação à internet as propostas para garantir o direito de autor e acesso à informação estão aí”, observou. Além disso, mencionou a importância de reavivar o legado de Gilberto Gil com relação ao programa Cultura Viva, afirmando que esse será outro ponto sensível para o Minc sob sua gestão.

Ministra-da-Cultura-participa-da-entrega-do-Prêmio-ARede-2012Também estiveram presentes à premiação Sergio Amadeu, do CGI.br; Alexandre Barbosa, representando Demi Getschko, do NIC.br; Carlos Seabra, coordenador técnico pedagógico da FTD; Eugêncio Valentim da Silva, diretor regional adjunto de São Paulo dos Correios.

Premiados e homenagem
Prêmio ARede 2012 reconheceu este ano 14 iniciativas para inclusão sociodigital de jovens de baixa renda, idosos, grupos étnicos e pessoas com deficiência, distribuídos nas modalidades Terceiro Setor, Setor Público e Setor Privado.

O projeto Enter Jovem Plus recebeu o prêmio na modalidade Especial Educação. Do terceiro setor, foram premiados os projetos Um Olha para a Cidadania, Mawo – Casa de Cultura Ikpeng, Revista Espírito Livre, Conexão Amazônia – Barco Hospital Abaré e Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro.

Do setor público, os vencedores foram Uso do QR Code em Etiquetas Acessíveis para Deficientes Visuais, Universidade do Trabalho, Rede São Paulo Saudável e Projeto Particular.  Os premiados  do setor privado foram Voz Móvel: Mobilidade, Informação e Comunicação ao Alcance de Todos, Projeto Eu-Cidadão: Inclusão Digital e Cidadania e Rio sem Dengue.

Beatriz Tibiriçá, a Beá,  recebeu o título de Personalidade do Ano. Ativista da inclusão sociodigital, ela trabalhou no Governo Eletrônico de São Paulo, criado na época em que a ministra da Cultura era prefeita. Beá lembrou que ainda há muito a ser feito, como desenvolver os telecentros para serem mais do que pontos de acesso à internet, mas nós de redes microrregionais, regionais e, por fim, universais.

Foi celebrada, ainda, a memória de Arthur Pereira Nunes, morto em abril. Ele foi responsável pela criação de políticas públicas de incentivo à informática, criação da indústria de computadores no Brasil, e de inclusão digital. Sua esposa, Lizete, e os filhos, André e Silvia, receberam a homenagem.

A cerimônia também marcou o lançamento do 4º Anuário ARede de Inclusão Digital e da edição especial da Revista ARede, contando a história dos projetos vencedores. Tanto o Anuário quanto a revista podem ser lidos na íntegra, gratuitamente, aqui na internet. O grupo Embatucadores, formado por estudantes da Escola Estadual Prof. Flamínio Fávero, do Jardim Vista Alegre, encerrou o evento.