Alan Lazalde
Do ALT 1040
05/11/2012 – Richard Matthew Stallman visitou recentemente a Cidade do México. Durante poucos minutos em seu caminho até a Universidade Iberoamericana, pude entrevistá-lo sobre software livre e educação. Apesar de a Fundação do Software Livre explicar o tema em profundidade, quis reunir aqui sua opinião sobre cinco elementos essenciais da educação formal contemporânea: escolas, professores, pesquisadores, pais de família e alunos, da educação básica até o processo de publicação de artigos científicos.
Stallman é uma pessoa brilhante, com opiniões difíceis de rebater de tão bem elaboradas. Muitas vezes, parece um homem inflexível, um ortodoxo sem remédio. Em minha opinião suas ideias, tanto sobre direitos digitais, como sobre educação, estão mais vigentes do que nunca e serão mais valorizadas pelas próximas gerações, em uma época em que o direito a ler praticamente tenha desaparecido porque não aprendemos a ir além de atos e métodos na educação.
ALT1040 – Por que é importante usar software livre na escola?
Stallman – Primeiro, é preciso saber o que significa software livre. Com os softwares, existem duas possibilidades: ou os usuários têm o controle do programa ou o programa tem o controle dos usuários. O primeiro caso se chama software livre. [… No segundo caso] o dono tem o controle do programa e por meio dele submete os usuários. Então, um programa não livre é injusto, não deveria existir.
O objetivo do movimento de software livre é que todos os programas sejam livres para que todos os usuários sejam livres. Então […] por que uma escola de qualquer nível, desde o nível infantil até a universidade, deve ensinar unicamente com software livre? Primeiro porque tem a missão social de educar bons cidadãos, de uma sociedade capaz, forte, independente, solidária e livre […] Ensinar um programa proprietário é implantar a dependência por uma identidade específica. [Isso se aplica] a qualquer atividade educativa. O programa proprietário é inimigo do espírito da educação. Portanto, não deve ser tolerado na escola. Nunca.
[Segundo] é para a educação moral em cidadania. A escola tem que ir mais adiante de ensinar atos e métodos. Tem que ensinar também o espírito de boa vontade. Isto é, o hábito de ajudar os outros […] Se você levar um programa para a classe, deve compartilhar cópias com todos […] porque a classe é para compartilhar conhecimentos.
ALT1040 – O mesmo deve acontecer com tudo o que produzem as instituições educativas…
Stallman – As obras educativas têm que ser livres. O argumento é igual. Uma obra educativa [é para] aprender ou ensinar […] Os que fazem [esse] trabalho prático merecem [ter] o controle […] Isso inclui os programas de computação, mas também as obras de referência e as obras educativas. A missão da comunidade educativa é desenvolver obras livres para o processo de ensino e aprendizagem, de forma que venham substituir as obras privadas.
ALT1040 – Que recomendações técnicas você dá às escolas para migrar para o software livre?
Stallman – É fácil, em muitos casos, mas depende dos detalhes. [Por exemplo] você instala o LibreOffice, os usuários aprendem e dentro de uns meses podem deixar de usar um programa proprietário, que pode ser deletado. Em outros casos é mais difícil. Exige algum trabalho ou tem algum custo. Mas a liberdade vale os sacrifícios. Exercer a missão social da escola tem um preço. Então, ter um custo não é desculpa para não migrar […] Haverá resistência: e será preciso quebrar a resistência.
ALT1040 – Em que medida ter o controle sobre as ferramentas de informática fazem do aluno um estudante melhor?
Stallman – Trata-se de muito mais do que ser um estudante melhor. Trata-se de viver em liberdade. De alguma forma, sim [é certo], você pode ler entender os programas que usa é um caminho para aprender informática. Como se aprende a escrever o código? Como ler muitos códigos e escrever muitos códigos? Só o software livre dá a oportunidade de ler programas grandes que estão sendo usados e depois escrever alterações […] Primeiro pequenas modificações, depois modificações maiores […] E como aprender sem a oportunidade de tentar? Também é útil para aprender outros assuntos relacionados a sua área de estudo […] O programa não deve ser um mistério.
ALT1040 – Que escolas usam software livre de maneira exemplar?
Stallman – Em muitas regiões da Espanha, sobretudo em Extremadura e Andaluzia, as escolas públics migraram pra o software livre há anos. E funcionou bem.