Rafael Bucco
05/12/2012 – Mais de 70 técnicos em informática que atuam no programa Telecidadania, realizado pela prefeitura de Guarulhos, estão reunidos no paço municipal da cidade desde as 10h. Os manifestantes pedem uma audiência com o prefeito Sebastião Almeida (PT) e cobram explicações sobre a demissão em massa dos agentes de inclusão digital que atuam no Telecidadania. Ressaltam que, sem esses funcionários, não haverá alternativa para a prefeitura a não ser encerrar o programa.
Os manifestantes prometem ficar no paço municipal até que sejam recebidos. Caso não haja diálogo, cruzarão os braços a partir de amanhã. ARede Online vem tentando contado com o profeito Sebastião Almeida desde segunda-feira, mas a assessoria de imprensa informa não haver espaço na agenda para comentários sobre a situação.
Os agentes de inclusão digital são os técnicos em informática que atuam no Telecidadania. São terceirizados, contratados pela empresa Linkcom. A empresa informa que a demissão dos funcionários, que cumprem aviso prévio até 16 de dezembro, acontece por dois motivos: a falta de repasses, que já dura 14 meses, por parte da prefeitura, e o término do contrato.
Segundo representantes dos manifestantes, são cerca de 120 funcionários demitidos. Empresa e prefeitura afirmam que o número é de cerca de 50, sem precisar números. Também não informam o tamanho da dívida.