wcit-12-slide

UIT diz que site da WCIT-12 sofreu ataque de hackers

06/12 - Páginas teriam saído do ar no fim da tarde de ontem, suspendendo reuniões na conferência. Nenhum grupo hacker manifestou autoria.

Da redação

wcit-12-slide06/12/2012 – A reunião de um grupo de trabalho da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) teve de ser suspensa no fim da tarde de ontem, 5 de dezembro, porque a comunicação com o um dos sites da União Internacional de Telecomunicações (UIT) foi interrompida, informou a instituição em nota à imprensa emitida hoje. A UIT, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), é responsável pela conferência.

Segundo a nota, a performance da rede, especialmente de páginas com documentos públicos e de webcasts das reuniões, foram muito solicitadas por duas horas, afetando a performance do servidor. As solicitações fizeram a página principal da conferência e a área de imprensa sair do ar por algumas horas.

No texto, a UIT afirma que grupos hackers assumiram a autoria de um ataque que teria sobrecarregado os servidores, mas não informa quais seriam esses grupos. Hamadoun Touré, secretário-geral da UIT, chama ainda os grupos de “criminosos cibernéticos”, e diz que a ação seria uma contradição aos princípios de liberdade de expressão que esses mesmos grupos dizem defender. “Eles acreditam em uma regra para eles e outra para os outros?”, indaga. 

Até o fim da tarde desta quarta-feira, porém, nenhum grupo hacker havia assumido a autoria da ação. Às 19h de hoje, o Anonymous publicou em seu twitter um link para o que seriam documentos vazados das reuniões fechadas que vêm ocorrendo na conferência.