Da redação
10/12/2012 – O Hackathon, evento organizado pela Intel e ocorrido em Campinas nos dias 3 e 4 de dezembro, rendeu bons frutos para os profissionais de educação. Com participação de 26 desenvolvedores, a maratona de programação gerou 8 aplicativos construídos na plataforma HTML5.
Essa foi a primeira edição de um Hackathon organizado pela fabricante de chips no país. Segundo Nuno Simões, diretor de software da Intel Brasil, o objetivo era popularizar a linguagem HTML5 e incentivar a criação de soluções escolares.
“O HTML5 roda em qualquer plataforma, celular, tablet etc. Tivemos os 26 desenvolvedores em dois dias, trabalhando direto. Nesses dois dias, surgiram 20 ideias de projetos, sete foram desenvolvidos. Um ficou pra ser finalizado depois do término do evento, totalizando oito”¸ conta.
Entre os aplicativos criados, há um que simula a trajetória de projéteis, facilitando o ensino (e aprendizagem) de física. Foi criada também uma espécie de rede social de estudos, que descobre pessoas localizadas próximas umas das outroas e com interesse em estudar o mesmo assunto, facilitando o encontro e criação de grupos de trabalho. Outro programa fruto do Hackathon foi um “resolvedor” de fórmulas de 1º e 2º graus. A biologia foi contemplada, com um app que simula a evolução de células.
Segundo a Intel, os códigos dos programas serão publicados nos próximos dias, compartilhados no portal de repositórios Github. Alguns já estão no ar. Confira:
Enquete rápida
https://github.com/ailtonljr/enquete-rapida
Baralho Dorminhoco Biologia – Jogo de baralho de biologia celular
http://github.com/pmarkun/dorminhoco
ASB (ASB Solves Bhaskara)
http://github.com/pdroalves/asb
StudyMap – Mapa georeferenciado de grupos de estudos
http://github.com/anarute/studymap