Da redação
12/12/2012 – Assim como o Google, a Fundação Mozilla lançou seu manifesto contra o formato adotado na Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12), pouco antes de o evento começar.
Organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a WCIT-12 vem acontecendo a portas fechadas em Dubai, nos Emirados Árabes, e tem participação dos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da conferência é redefinir normas para o funcionamento das telecomunicações no mundo.
A WCIT-12, porém, não é aberta ao público, e as notícias a respeito das decisões ali tomadas não são, por enquanto, confirmadas pelos organizadores. A falta de transparência fez com que ativistas e empresas defensoras da manutenção do funcionamento da internet se manifestassem e convocassem as pessoas à mobilização.
A Mozilla criou um repositório no qual é possível baixar documentos que explicam em detalhes os temas debatidos em Dubai. Além dos documentos, a fundação elencou sugestões de como os internautas devem se manifestar para fazer sua mensagem ter maior alcance e impacto. Elencou também ferramentas para as pessoas criarem suas mensagens, inclusive por vídeo.
A página é chamada de ITU Engagement Kit (algo como Kit de Engajamento UIT). Apesar de estar em inglês, tem fácil compreensão e se divide em três grandes passos: 1º – escolha o tema que mais interessa; 2º – decida como se deseja que as pessoas reajam a ele; 3º – crie e reproduza sua mensagem.
A página traz links para materiais produzidos por instituições com Access, The Internet Society e Center for Democracy and Technology. Ensina como as pessoas podem entrar em contato com as delegações de seus países, organizar eventos locais ou na web, e criar vídeos. A WCIT-12 vai até 14 de dezembro. Ainda dá tempo de produzir a sua mensagem!