FGV lança plataforma colaborativa do documentário “freenet?”

Fundação também comemora 10 anos de Creative Commons neste sábado, 15 de dezembro, com festa no Rio de Janeiro.

Da redação

14/12/2012 – Na noite de sábado, 15 de dezembro, a Fundação Getúlio Vargas faz a festa de lançamento da plataforma do documentário colaborativo “freenet?”. A freenet? é uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas – CTS/FGV, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, Instituto Nupef e Intervozes.

O objetivo é traduzir a complexidado dos debates da governança da internet para a linguagem audio-visual, engajando usuários no debate por meio de uma plataforma online (www.freenetfilm.org) no processo criativo de elaboração do roteiro de um longa sobre o futuro das liberdades na rede.

São temas em debate: direito de acesso à conexão, acesso ao conteúdo, liberdade de expressão, privacidade e neutralidade da rede. O enfoque é internacional e tanto a plataforma, como os filmes do projeto, são produzidos em três línguas: inglês, espanhol e portugues.

Todos os filmes realizados no âmbito do freenet? são licenciados em creative commons, tipo de licença livre que está fazendo 10 anos de existência. Compõe a mesa do Creative Commons: Michael Carrol, membro fundador do Creative Commons; Ronaldo Lemos, responsável por trazer o CC para o Brasill, além de representantes do CC na América Latina, como o chileno, Claudio Ruiz e a colombiana Carolina Botero.

Na mesa do freenet participam toda a equipe executiva do projeto: Joana Varon, coordenadora do projeto, co-diretora e pesquisadora do CTS/FGV; Carlos Afonso, diretor do Nupef e representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet, Veridiana Alimonti, pesquisadora do IDEC e única representante mulher no CGI; João Brant, diretor do Intervozes, Ronaldo Lemos, diretor do CTS/FGV, entre outros. A mesa será pautada pela exibição de filmetes de 2 minutos sobre os eixos temáticos do projeto.

Depois das duas mesas, o evento vira uma festa para convidados, com som de Quito, dj do coletivo Nuvem, do Radio Guidance e do grupo Von Chaos. As projeções e artes visuais ficam por conta do designer austríaco que há anos se erradicou no Brasil trabalhando nas festas do The Edge, Gerfried Gaulhofer.

Quem governa a rede? Com quais interesses? Quem garante que todo cidadão tenha acesso a uma conexão rápida e de qualidade? Será que somos mesmo livres para acessar conteúdos? Para nos expressar? Ou manter nossa privacidade? A forma como podemos utilizar a Internet é resultado de escolhas técnicas, políticas e sociais. Essas questões estão sendo decididas, principalmente, por governos e empresas, na maioria das vezes, sem a opinião do usuário. O exercício dos nossos direitos na Internet está sob ameaça. freenet? é um chamado para que usuários da rede em todo o mundo enfrentem essas questões: um filme sobre a rede, feito em colaboração com a rede. (Com assessoria de imprensa)

Festa de lançamento freenet?
Quando: Sábado, dia 15 de dezembro de 2012, 21h
Quanto: RSVP para lista vip até as 16hs de sábadoSem RSVP, R$10 até a meia noite.
Onde: Galpão Gamboa, Rua da Gamboa, 276