Da redação
14/12/2012 – A Telebras assinou hoje contrato com a prefeitura de Campinas e a Informática de Municípios Associados (Ima) para levar à cidade o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal. Em São Paulo, a conexão de pelo menos 1 Mbps terá valor máximo de R$ 29,90 no estado. Com a assinatura, Campinas se torna a primeira cidade do estado a fazer parte do PNBL.
A infraestrutura de rede já está pronta. Foi construída nos últimos dois anos, pela Telebras, enquanto a Ima estruturava a Rede Digital Campinas (RDC), a partir de um anel ótico construído por ela própria, conectado à Rede da Prefeitura de Campinas.
A RDC atuará como rede intermediária entre a rede da Telebras e as redes locais. Ao administrar a RDC, a Ima será um fornecedor de banda de internet no atacado para pequenos e médios provedores. Estes serão responsáveis pela chamada “última milha”, ou seja, fornecimento de conexão para usuários finais. À Ima caberá, ainda, prover a “última milha” para órgãos públicos de diversos níveis de governo, um dos objetivos centrais do PNBL. (Com assessoria de imprensa)