19/12/2012 – Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram, publicou na noite de ontem um post no blog da empresa prometendo rever a cláusula do Termo de Serviço que vai vigorar a partir de 16 de janeiro.
Segundo o empresário, o Instagram ouviu as reclamações dos usuários e promete retirar do texto qualquer ambiguidade que denote a venda de fotos a terceiros sem necessidade de consentimento.
Systrom afirma que o Instragram nunca pretendeu vender os conteúdos produzidos pelos usuários da rede, e que a cláusula tinha como finalidade permitir que empresas que usem o Instagram para divulgar suas marcas possam se relacionar sem medo com os clientes.
Ele reitera que as fotos publicadas no site pertencem unicamente aos usuários que as tiraram e publicaram. Diz também que a privacidade das fotos continua a mesma: as imagens compartilhadas serão vistas apenas por quem o usuário quiser.
Conclui dizendo que o objetivo de publicar os novos termos de serviço com um mês de antecedência tinha o objetivo de permitir a livre manifestação dos usuários, e que o objetivo foi alcançado. Pede, por fim, que todos fiquem atentos às mudanças que serão feitas em breve com base na resposta do público. Confira o texto original, em inglês.