Da redação
18/01/2013 – Faz já um ano, mas a ameaça parece viva. Em 18 de janeiro de 2012, uma mobilização digital conseguiu convencer parlamentares do Congresso estadunidense da necessidade de arquivar os projetos de lei Pipa e Sopa, que criminalizavam a troca de arquivos digitais e permitiriam, se aprovados, a quebra de privacidade dos usuários a partir da análise dos dados trocados e dos históricos de navegação.
Com apoio de empresas (Google, Tumblr e Reddit) e de organizações não governamentais (EFF, Fight For the Future, Access), milhões de e-mails foram mandados aos congressistas, que receberam também inúmeros telefonemas. O resultado foi positivo, dissipando o apoio político aos projetos e levando Pipa e Sopa a saíeram da pauta – para não voltar.
Mesmo assim, ameças à liberdade digital continuam a existir, por meio de tratados internacionais em articulação, como Ceta e TPP. Para lembrar o poder de mobilização dos internautas, e deixar claro de que o que a internet mais precisa é da livre circulação de informações, a ONG Fight for the Future criou a campanha Internet Freedom Day. Basta entrar e aceitar publicar no seu Facebook ou Twitter o apoio a uma internet livre de restrições. Ainda dá tempo de mostrar seu apoio. Clique e tuíte por uma internet mais livre.