Telebras e Prodepa vão levar banda larga para o interior do Pará

22/01 - Acordo entre as empresas, que será assinado amanhã em Belém, complementará a rede NavegaPará e estenderá o PNBL no estado.

Do Wireless Mundi

A Telebras e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) assinam amanhã (23), em Belém, um acordo para levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para o interior do Estado. A iniciativa vai complementar a rede NavegaPará, em funcionamento em mais de 60 municípios, que concentram cerca de 80% da população do Estado – mais de 7 milhões de habitantes.

A iniciativa do governo federal para levar banda larga para a região Norte começou em junho de 2012 com a inauguração do trecho da rede da Telebras entre Imperatriz (MA) e Belém (PA). O acordo entre as empresas estende esse atendimento para outras localidades no interior e prevê que a Prodepa ceda espaço e infraestrutura nas estações das cidades de Jacundá, Tailândia, Santa Maria, Tucuruí e Vila do Conde e um par de fibras ópticas apagadas. A Telebras, por sua vez, disponibilizará banda larga e construirá Estações de Atendimento (EAs) nessas mesmas cidades.

NavegaPará
Desde 2007, o governo do Estado do Pará investe numa infovia para prover o acesso à internet nos telecentros e órgãos estaduais. O projeto NavegaPará prevê a cobertura dos 144 municípios do Estado, em sua maior parte, por tecnologia sem fio. Acordos com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com a Eletronorte possibilitaram também o uso de fibras ópticas em alguns trechos da rede.

A despeito das dificuldades da Prodepa para a manutenção da rede – existem pontos de de presença instalados a mais de mil quilômetros da capital – o governo continua ampliando a infovia e anunciou, recentemente, investimentos de R$ 21 milhões para expandir a rede de fibra óptica para as regiões sul e sudeste do Estado.