libreoffice logo

The Document Foundation lança LibreOffice 4.0

07/02 - Código passou pela a maior revisão já feita desde 2010. Software ficou mais rápido e mais compatível com formatos proprietários.

Da redação

libreoffice logo07/02/2013 – A The Document Foundation anunciou hoje, em Berlim, o lançamento do LibreOffice 4.0. O software, gratuito e de código aberto, traz um conjunto de recursos de produtividade (criação de arquivos de texto, planilhas, apresentações).

Segundo a organização, as diferenças mais evidentes estão no desempenho. O código do programa ficou mais enxuto, há mais recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais abrangente. Tudo foi feito graças a um esforço conjunto de 500 desenvolvedore, 75% deles, voluntários. Durante a criação do LibreOffice 4.0, mais de 50 mil comentários e correções do código foram feitos.

“O LibreOffice 4.0 é um marco na interoperabilidade e uma excelente base para continuar nosso trabalho de melhorar a interface do usuário”, explica Florian Effenberger, Presidente do Conselho de Administração. “Nosso projeto não só é capaz de atrair novos desenvolvedores regularmente, como também cria uma plataforma transparente de cooperação baseada na forte ética do Software Livre, onde os desenvolvedores profissionais patrocinados e o trabalho voluntário dos independentes estão alinhados com os mesmos objetivos”, diz.

Brasileiros participaram ativamente da construção. “Esta versão insere em definitivo a comunidade brasileira no desenvolvimento do LibreOffice” afirmou Olivier Hallot, integrante do Conselho de Administração da The Document Foundation. “Só temos a agradecer a participação do Marcos Souza, Ricardo Montania, José Guilerme Vanz, Rodolfo Ribeiro Gomes na limpeza do código e na implementação de novos recursos, a Gilvan Villarim pela tradução do LibreLogo, Raimundo Moura e equipe na implementação do corretor gramatical LightProof e muitos outros que nos ajudaram a tornar o LibreOffice um produto atualizado para o público brasileiro”, completou.

O LibreOffice 4.0 traz muitas melhorias. O programa adota o padrão CMIS, que permite gerenciar o histórico de alteração de documentos em nuvem ou em rede; passou a aceitar o uso de temas; ganhou o recurso de controle remoto para usuários que fazem apresentações; permite o acréscimo de marcações e comentários aos documentos de texto; ao abrir uma planilha, os números são mostrados como se tivessem sido salvos, não havendo um reprocessamento das formulas – o que torna a abertura do documento mais rápida; e muitas outras. Para os desenvolvedores, a The Document Foundation colocou no ar o Gerrit, um sistema online que facilita a revisão do código fonte e acompanhar modificações.

Download
O LibreOffice 4.0 pode ser baixado em http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/.

As extensões para o LibreOffice estão em http://extensions.libreoffice.org/extension-center