Da redação
07/02/2013 – Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, empresa que desenvolve o sistema operacional Ubuntu, disse em entrevista ao jornal The Wall Street Journal que celulares com o Ubuntu chegarão ao mercado no começo de outubro.
Ele confirmou também a intenção de fazer do sistema para celulares compatível com o para desktops. Dessa forma, os programas de computador poderão ser usados no smartphone. Porém, essa compatibilidade não estará disponível na primeira versão lançada, em outubro.
O telefone será lançado em “duas grandes regiões geográficas”, diz Shuttleworth, sem especificar a quais países se refere. Os aparelhos trarão 12 aplicativos instalados por padrão, entre os quais, Facebook, Twitter, YouTube e leitor de RSS. Também não faltarão cliente de e-mail, calculadora, relógio com alarme, gerenciador de arquivos e o tradicional terminal do Linux, entrou outros.
Outra funcionalidade anunciada por Shuttleworth será a capacidade de transformar o celular em um thin client. A ideia é atender a necessidades do setor corporativo, mercado na mira da Canonical. O celular poderá ser conectado a um monitor e teclado, e será capaz de acessar um servidor rodando programas Windows.