cancer de mama Facebook

Foto de tatuagem feita para superar câncer é censurada no Facebook

21/02 - Mais de 200 mil usuários registram apoio na página que publicou a imagem.

Da redação

cancer de mama Facebook21/02/2013 – As normas de uso do Facebook vêm gerando reação dentro do site após retirada do ar, mais de uma vez, de uma foto. Na imagem vê-se uma tatuagem cobrindo o torso de uma mulher vítima de câncer e que retirou ambos os seios.

O estúdio canadense Custom Tattoo Design publicou a foto e pede o compartilhamento antes que seja retirada do ar novamente. “O Facebook remove a imagem a cada 24 horas. Mas acreditamos que esta mulher é forte e corajosa, portanto vamos continuar republicando a foto e pedir a atenção e apoio de todos”, diz a postagem mais recente, que tinha, no momento de publicação deste texto, 205.110 curtidas, 166.047 compartilhamentos e 24.676 comentários, e data de 13 de fevereiro.

Ao site Huffington Post, o CEO do estúdo afirma que entrou em contato com o Facebook para explicar a foto e foi informado que a retirada não deve acontecer novamente. A foto original foi publicada no livro “Bodies of Subversion: A Secret History of Women and Tattoo”, de Margot Mifflin, não publicado no Brasil.

Essa não é a primeira vez que imagens de mulheres vítimas de câncer são retiradas da rede. Na rede social existe, inclusive, um grupo de discussão chamado “Stop Facebook deleting our cancer photos in our cancer groups“, algo com “Facebook, pare de apagar as fotos de nossos cânceres em nossos grupos sobre câncer”, que reúne 550 pessoas.

Em 2011, o trabalho do artista plástico Michael Colanero também foi censurado. Colanero pintava os corpos de mulheres afligidas pela doença, mas o Facebook derrubava todas as imagens que publicava, sempre sob a alegação de que as fotos seriam pornografia.  Hoje o perfil da campanha funciona normalmente, mas ao Huffington Post, Colanero afirma que as fotos são derrubadas de vez em quando.