Marina Iemini Atoji, do Fórum de Direito de Acesso às Informações Públicas
21/02/2013 – Claudio Weber Abramo, diretor executivo da ONG Transparência Brasil, conduzirá o painel “Informação Pública no Brasil: Oferta e Demanda” no próximo 27 de fevereiro em São Paulo. Abramo tratará das diretrizes que o poder público deve seguir para formular políticas de divulgação de informação.
Durante o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em julho do ano passado, Abramo já trouxera o assunto à baila. Segundo ele, é preciso discutir a demanda por informação pública, além da forma de disponibilizá-la e tratá-la.
A Transparência Brasil teve participação importante no processo que culminou na aprovação da Lei de Acesso a Informações Públicas em 2011. Em 2005, a ONG propôs, no âmbito da Controladoria-Geral da União (CGU), que o Executivo federal patrocinasse a iniciativa de regulamentar o direito de acesso a informações públicas e o dever de publicidade do Estado. Em 2006, o então presidente da República Luís Inácio Lula da Silva incluiu a remessa de um projeto de lei ao Congresso em seu programa reeleitoral, também após gestões da Transparência Brasil.
Palestra “Informação Pública no Brasil: oferta e demanda”
Quando: 27 de fevereiro (quarta-feira), às 9h
Onde: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social de SP (Rua Bela Cintra, 1032 – Térreo, São Paulo-SP)