Da redação, com assessoria de imprensa
08/03/2013 -Três projetos brasileiros concorrem, em categorias distintas, ao Prêmio WSIS. Realizada por órgãos da ONU, a premiação é um dos eventos paralelos ao Fórum da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS Forum), que acontece entre 13 e 17 de maio em Genebra, na Suíça.
Os projetos “Banda larga em regiões remotas do Brasil” e “Pescadores Online”, inscritos pela ONG Associação Nacional pela Inclusão Digital (Anid), concorrem nas categorias Infraestrutura de informação e comunicação (Information and communication infrastructure) e Diversidade e identidade cultural, diversidade linguística e conteúdo local (Cultural diversity and identity, linguistic diversity and local content).
A paulista Artigo 19 participa na categoria Acesso a informação e conhecimento (Access to information and knowledge) com o Projeto ObsComCom – Observatório de Comunicação Comunitária.
A etapa atual depende de votação popular, online. Qualquer pessoa pode ajudar a escolher os projetos vencedores. A Anid criou um hotsite para explicar as etapas de cadastro e votação. O site do prêmio, em inglês, recebe votos até 15 de março. Só é validado o voto do internauta que escolher um favorito em todas as 18 categorias. Os vencedores serão anunciados em cerimônia dia 13 de maio, durante o Fórum.
Os 18 vencedores terão a oportunidade de fazer contatos, mostrar os seus projetos ao público internacional, partilhar conhecimentos e experiências, bem como aprender sobre outras estratégias e modelos que promovem os objetivos da Cúpula. Os ganhadores também serão destaque na edição de 2013 do Relatório da WSIS para Histórias de Sucesso.
O Fórum da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação e a premiação são realizados pela UIT, Unesco, Unctad e UNDP. A premiação reconhece anualmente a excelência na implementação de projetos que ampliam os objetivos da Cúpula Mundial da Sociedade de Informação (WSIS), de melhorar tanto a conectividade para informação quanto as tecnologias de comunicação. As iniciativas inscritas e contempladas devem estar de acordo com as 11 linhas de ação concordadas nos documentos finais das edições anteriores da WSIS (2003 e 2005).