Telecentros mobilizam jovens para participarem da 1ª Consocial

Blog e vídeo na internet mostram como promover ações e debates sobre transparência pública e controle social.

Blog e vídeo na internet mostram como promover ações e debates sobre transparência pública e controle social.

do site da Consocial

02/04/2012 – A Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, do Programa Telecentros.br, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), começou neste mês uma mobilização para que monitores, voluntários, bolsistas e usuários de todo o Brasil discutam os temas da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). A ideia é que jovens de 17 a 30 anos, funcionários ou estudantes dos quase seis mil telecentros públicos, possam construir espaços de debates e até mesmo ações que envolvam os temas da conferência.

Um blog e um vídeo foram criados na internet para orientar como esses jovens podem abordar os quatro eixos temáticos da Consocial. Entre as dicas estão ações no ambiente virtual, como criação de bate-papos, postagens de textos relacionados no blog, divulgação das etapas da Consocial nas redes sociais, participação na Conferência Virtual, elaboração de vídeos-chamadas etc.

Segundo Felipe Cabral, do Polo Sudeste Meridional na Rede Nacional de Formação e um dos criadores do blog, a mobilização também prevê atividades comunitárias presenciais. “Estamos incentivando a criação e a realização de projetos durante esta e a próxima semana (de 26/03 a 8/4) nos espaços dos telecentros nas comunidades que proporcionem momentos de debates sobre questões como:o que é Transparência nas contas públicas?, como promover mais participação social no controle e no contato com as contas públicas?, explica.

“A ideia é que o ativismo e a cidadania digital, que hoje são cada vez mais crescentes entre jovens e adolescentes universitários de classe média, também façam parte do cotidiano de jovens e adultos de áreas de baixa renda, zonas rurais, periferias. Sem isso, não será possível promover e realizar ações de colaboração e mobilização em rede tão necessárias a transformação social”, conclui Felipe Cabral.

Além do vídeo, do blog e das atividades presenciais, a Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.br atua ainda em mais três frentes de mobilização: divulgação da conferência nas redes sociais (Orkut, Twitter e Facebook); no mailing e listas de e-mails dos monitores e tutores do programa Telecentros.br; e em blogs e sites de parceiros.

Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.

São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão banda larga à internet, assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital. Esses monitores bolsistas participam de um curso de formação e atendem as comunidades dos telecentros.

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