20/03/2013 – Acaba de entrar no ar a edição 89 da revista ARede. Neste número, trazemos uma reportagem especial sobre as políticas públicas adotadas pelas prefeituras para levar o ensino tecnológico às escolas municipais. A constatação é de que não basta equipar a sala de aula, é preciso formar os professores para uso das TICs. Trazemos também uma análise sobre os resultados do Proinfo, alvo de um relatório da CGU que explicita falhas e acertos do programa, gerido pelo governo federal.
Trazemos também uma entrevista com o diretor executivo da Mozilla Foundation, Mark Surman. Ele fala sobre o futuro da internet, o papel do navegador em uma web mais transparente, e ressalta que a fundação pretende aumentar sua atuação mais no âmbito político para evitar o surgimento de leis que alterem o funcionamento da rede. Lembra ainda que a educação é a via mais adequada para formação de políticos que compreendam a cultura digital, e sugere que as crianças devem aprender a programar desde pequenas.
Contamos o caso do projeto Cativar, um programa de qualificação de professores rurais no uso de TICs e que alterou a vida estudantil de alunos do interior do Rio Grande do Sul. Falamos sobre as bibliotecas parques cariocas, onde se faz muito mais do que pesquisa entre livros – algumas têm cinema 3D e funcionam como ponto de acesso à internet.
Conheça, ainda, a iniciativa Pescadores Online, em que uma vila isolada de trabalhadores do norte da Paraíba se transformou a partir da chegada da internet banda larga de boa qualidade. Fomos a São Bernardo do Campo para conhecer o Centro de Audiovisual, uma escola gratuita e pública de cinema que pretende formar os futuros profissionais do setor e atrair talentos para revitalizar os antigos estúdios da Vera Cruz.
No Paraná, a Pastoral da Criança e a operadora de telefonia móvel TIM se uniram para levar aos voluntário tecnologia capaz de agilizar, muito, a coleta de dados sobre o estado da saúde em todo o Brasil. E em São Paulo, rolou a Campus Party, com muito ativismo e previsões sombrias para o futuro da internet – caso a sociedade deixe de se mobilizar.
Convidamos também Rosane Bertotti, do FNDC, para falar sobre a criação de um projeto de lei de iniciativa popular para um novo marco das comunicações no país, e Alexandre Braga, do CPqD fala sobre as ameaças que pairam sobre nossos celulares e tablets – hoje tão vulneráveis quanto os computadores. Confira toda a revista ARede 89, compartilha, e nos escreva. Suas sugestões e ideias são super bem-vindas!