Audiência pública debateu novo edital do Gesac

22/03 - Cinco empresa participaram da audiência nesta sexta. Com licitação, Minicom quer aumentar conexões de 9 mil para 13 mil.

Da redação

22/03/2013 – O Ministério das Comunicações (Minicom) realizou hoje, em Brasília, uma audiência pública para debater o próximo edital do Gesac, que prevê a contratação de um provedor de internet para ampliar o número de conexões oferecidas pelo serviço. O programa provê conexão para locais como escolas, postos de saúde e telecentros. Cinco empresas participaram.

O atual contrato de prestação de serviços do Gesac tem vigência até agosto. Segundo o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Minicom, Américo Bernardes, a intenção é contratar uma empresa o mais rápido possível para que o serviço tenha continuidade. “Como será um novo contrato, nós não temos como garantir que não haverá interrupção na conexão, mas vamos trabalhar para que este intervalo, se houver, seja o mais breve possível”, disse.

Além de aumentar o número de pontos de conexão do Gesac de 9 mil para 13 mil, a licitação auxiliará outros órgãos do governo, como o Ministério da Saúde, que vai contratar cerca de 12 mil pontos de conexão. Isso porque, ao realizar a licitação, o Minicom fará o registro dos preços, possibilitando que outros órgãos façam a contratação posteriormente, pelo mesmo valor. “Assim, além da economia, nós também garantimos mais qualidade na prestação do serviço”, acrescenta Bernardes.

Os interessados ainda podem enviar sugestões ao Minicom até o dia 28 de março. Confira a minuta do documento. As propostas recebidas serão analisadas pelo Ministério, que deve lançar o edital até o fim de abril.