Da redação, com assessoria de imprensa
28/03/2013 – O site da organização Ensino Social Prodissionalizante (Espro), ganhou esta semana uma importante atualização. Foi totalmente adaptada para leitores de tele, recurso tecnológico usado por pessoas com deficiência visual para ler documentos no computador. A reormulação foi feita em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Agência Pulso.
O projeto teve oito meses de duração. Durante o processo, os desenvolvedores mantiveram conversas com pessoas com deficiêcia visual da Fundação Dorina Nowill para entender as necessidades e dificuldades desse público. “Enquanto gastamos três segundos para escolher um conteúdo de uma página na Internet, um deficiente visual pode gastar mais de dois minutos. Isso se ele já for experiente”, conta Thiago Borges, diretor de planejamento da agência Pulso.
De acordo com os dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima-se que no Brasil exista aproximadamente 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Um dos grandes problemas enfrentados por essas pessoas é a falta de informações por meio de equipamentos tecnológicos e sites. No Brasil estima-se que apenas 6% dos sites tenha alguma acessibilidade.