Da redação, com assessoria de imprensa
26/04/2013 -Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, inaugurou na segunda-feira (22) um novo Centro de Recondicionamento de Computadores no Estado, localizado em Viamão. A estrutura faz parte do projeto RS Mais Digital e tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da tecnologia e a consciência ambiental. O local, além da remanufatura, oferecerá cursos a jovens de baixa renda em Tecnologia da Informação.
A secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, disse que a inauguração é um marco na política de comunicação do Governo. “Aqui os jovens têm a possibilidade de sair trabalhando para a indústria criativa, e aprender como funciona e é reconstituído um computador”. Após o recondicionamento, os computadores voltam a ser utilizados em escolas e telecentros do Estado. Vera ressaltou a participação do Banrisul, que além de patrocinar o projeto também realiza a doação dos computadores ao CRC.
O governador afirmou que o objetivo do programa é romper a distância que existe entre os cidadãos e as novas tecnologias. “As formas de comunicação mudaram, e se não nos aproximarmos destas novas formas, a tendência é que a gente fique isolado na sociedade”.
Tarso disse que o dever do Governo é criar condições para que os cidadãos se aproximem das novas tecnologias e sua linguagem. “A partir dos cursos de qualificação vocês terão condições de estar na casa de vocês, na cidade, no Brasil e no mundo ao mesmo tempo, conectando-se com quem vocês quiserem, compreendendo a máquina a ponto de saber transmitir para os outros todo o conhecimento adquirido”.
Superintendente da Rede Marista de Colégios e Unidades Sociais, Rogério Anele disse que a transformação social é um processo lento e não acontece a partir de uma rede isolada. “Este importante empreendimento que nos reunimos para inaugurar é exemplo de uma rede que se configura em um espaço de desenvolvimento e transformação social. O CRC é capaz de aliar inclusão digital, social, consciência ecológica e cidadania”. A previsão é que até fevereiro de 2014 pelo menos mil jovens sejam qualificados.
Curso
Ao todo, 1.056 jovens devem realizar o curso de informática básica; 120 serão qualificados para a manutenção e montagem de equipamentos de informática, e 60 jovens para a criação de aplicativos, eliminação de vírus e uso de novos softwares corporativos.
O CRC em Viamão é fruto da parceria estabelecida em 2012 pelo Governo do Estado, Banrisul e Rede Marista de Solidariedade, a partir do Centro Social Marista de Formação Tecnológica. O projeto iniciou com jovens dos bairros Santa Cecília e Santa Isabel, e deverá ser ampliados para outros bairros do município de Viamão.