Quatro aplicativos brasileiros são semifinalistas do AppMyCity!

02/05 - No total, foram pré-selecionados dez aplicativos, com soluções voltadas para melhorias na saúde, transportes, urbanismo, entre outras.

Do Wireless Mundi

A New Cities Foundation anunciou a lista dos dez candidatos ao Prêmio AppMyCity! que concorrem ao título de melhor aplicativo urbano do mundo e ao valor de US$ 5 mil (www.appmycity.org). Entre eles, estão quatro são brasileiros.

Os dez semifinalistas vêm de seis países, de todos os cinco continentes. Seus aplicativos móveis foram selecionados por seu potencial de melhorar e impactar a experiência urbana. Dos dez, três finalistas serão selecionados no dia 7 de maio e convidados para o New Cities Summit, que será realziado em São Paulo, de 4 a 6 de junho .

Conheça os dez finalistas:

AirCasting, da cidade de Nova York City, EUA, é uma plataforma para gravar, mapear e compartilhar dados de saúde e meio ambiente, por meio de medidas do mundo real, anotações e compartilhamento no CrowdMap.

BuzzJourney, de Kfar-Saba, Israel, mapeia todas as rotas do ponto A ao ponto B através do transporte público, ônibus, trens, táxis, aluguel de bicicletas, e facilita o compartilhamento de caronas em tempo real, permitindo que qualquer motorista transforme seu carro em um táxi temporário.

Colab, do Recife, Brasil, conecta os cidadãos às cidades, permitindo que eles reportem problemas urbanos diários, proponham novos projetos e soluções, e avaliem os serviços públicos.

Dérive app, de Johanesburgo, África do Sul, é uma forma gerada aleatoriamente para explorar e se envolver com uma nova cidade.

iWhisper, de Amsterdam, Holanda, oferece áudio-tours e experiências de áudio com base na localização, por meio de aplicativos customizados para cidades, que oferecem aos cidadãos e visitantes diversas experiências de áudio.

Paprika, do Rio de Janeiro, Brasil, ajuda os usuários a criar “redes sociais instantâneas” personalizadas, em qualquer parte da cidade para discutir eventos diários e questões globais, trocando informações localizadas.

PublicStuff, da Filadélfia, EUA, ajuda governos urbanos a transformar perguntas cívicas em melhorias cívicas tangíveis, conectando as pessoas diretamente a seus representantes municipais e umas com as outras.

Urbanias, de São Paulo, Brasil, é uma plataforma Social-Local-Móvel que incentiva os usuários a explorar e observar os acontecimentos locais.

VaiRio, do Rio de Janeiro, Brasil, guia moradores e visitantes pelo trânsito, reduzindo o tempo e as emissões de gases do efeito estufa, apresentando geo-conteúdo sobre as opções de transporte e o melhor caminho, de acordo com as rotas mais frequentes de usuários registrados.

Walkability app, de Nova New Délhi, Índia, faz o crowdsourcing de dados sobre possibilidade de caminhar, para informar o governo sobre formas de recriar espaços urbanos onde se possa caminhar.