Da redação, com assessoria de imprensa
15/05/2013 – Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência e Tecnologia, declarou nesta quarta-feira (15) o apoio do governo federal ao Marco Civil da Internet. A declaração ocorreu durante a cerimônia de abertura do WWW 2013, conferência mundial sobre a web que ocorre no Rio de Janeiro até sexta-feira (17).
“O Governo Brasileiro tem dado exemplo de que quer uma internet moderna, colaborativa e descentralizada. Apoiamos o projeto do Marco Civil da Internet, que criará uma rede que preservará estes princípios”, afirmou o Ministro durante sua fala de abertura.
Raupp também destacou o modelo de governança do Comitê Gestor da Internet no Brasil e seu caráter multissetorial, que possui nove representantes indicados pelo governo e 12 da sociedade eleitos de forma democrática e transparente. “Nenhum setor detém isoladamente a hegemonia. No CGI.br todas as decisões são tomadas por consenso”.
Virgílio Almeida, secretário de política e informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e Coordenador do CGI.br, também presente à Cerimônia destacou o entusiasmo do brasileiro com a Internet. “Hoje a Internet é tão popular no Brasil quanto o futebol ou o carnaval. O número de usuários cresce em ritmo acelerado, superior ao dos EUA e principais países da Europa.” Almeida também declarou seu apoio aos princípios do Marco Civil da Internet. “O Brasil é um país que apoia a liberdade e privacidade da Internet.”
O debate em torno do Marco Civil será retomado na quinta-feira (16), no WWW 2013, em painel com a presença de Tim Berners Lee, o criador da internet, e o deputado Alessando Molon (PT-RJ), relator do projeto na Câmara dos Deputados.
Também hoje, o deputado Abi Ackel (PSDB-MG), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, afirmou não acreditar que o Marco Civil esteja “maduro” para ser votado em plenário. A declaração foi feita durante evento na Casa.