Da redação
20/05/2013 – O caminhão-escola da Fundação Sergio Contente desembarcou este mês em Jarinu, no interior de São Paulo. Ali, em parceria com a casa de restauração São Miguel Arcanjo, organiza um curso de informática básica para 50 alunos ex-moradores de rua ou ex-dependentes químicos. O curso vai até julho.
Com 14 metros de comprimento e quase 3 metros de largura, o caminhão-escola transforma-se em sala de aula com computadores e capacidade para atender até 30 alunos por turma, além de ar-condicionado, projetor e telão. Lançada em 2006, a unidade móvel já beneficiou mais de 1,2 mil pessoas de dez bairros paulistanos e dos municípios de São José do Rio Preto, São Vicente, Peruíbe, Caieiras e Juquitiba.
Segundo o mantenedor da fundação e presidente da Contmatic Phoenix, Sérgio Contente, “por meio da parceria com associações comunitárias, religiosas ou prefeituras, podemos ampliar nosso atendimento a jovens e adultos que não têm acesso a cursos gratuitos”.
A Fundação oferece cursos gratuitos nas áreas administrativa e de informática a jovens e adultos, para os quais é fornecido todo o material didático e lanche. Ao longo dos estudos, os alunos podem ser indicados para preencher vagas de trabalho colocadas à disposição pelas cerca de 17 mil empresas privadas que mantêm relacionamento com a instituição.
A casa de restauração é um projeto da Missão Belém da Igreja Católica. Criada em 2005, abriga 320 homens ex-moradores de rua e ex-dependentes químicos. Os acolhidos são resgatados das ruas, principalmente da região conhecida como Cracolândia, e ficam na casa por seis meses. O processo de recuperação, que não inclui medicamentos, compreende várias atividades, entre elas, cursos de evangelização, laborterapia, oficinas de artesanato e pintura, projetos educacionais, esportivos, culturais e profissionalizantes, tratamentos psicológico e terapêutico, além de acompanhamento individualizado para as reinserções social, profissional e familiar.