Da redação
23/05/2013 – Já pode ser conferida a pesquisa TIC Educação 2012, feita pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O estudo faz um retrato do uso do computador nas escolas brasileiras.
Realizado com 856 escolas públicas e privadas do Brasil, selecionadas a partir do Censo Escolar do MEC/INEP 2011, os pesquisadores ouviram professores de português e matemática, alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e diretores.
Os resultados mostram que houve um avanço na infraestrutura de tecnologia nas escolas, mas o uso pedagógico do micro e da internet em aula ainda não é disseminado. Por isso, o Comitê Gestor da Internet (CGI) sugere a criação de políticas públicas de incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino.
Segundo a pesquisa, a sala de aula ainda não incorporou plenamente o uso das TIC. Apesar de, nas escolas públicas, a sala de aula ser o local em que o computador é mais usado, as aulas se baseiam no ensino de informática. O uso para pesquisa e apoio em outras disciplinas ocorre de forma esporádica.
Perfil do Professor
Os dados da Pesquisa TIC Educação 2012 mostram, porém, que o professor tem um acesso maior ao computador e à internet que a média da população em geral – 97% dos docentes têm computador em casa ou no trabalho. A pesquisa mostra também que 75% dos professores possuem computador portátil, 73% tem um desktop, e apenas 9% têm tablets. A maioria dos professores disse usar o computador e a internet para desenvolver habilidade a partir do contato com outros educadores.
Perfil do aluno
O acesso às TIC por parte dos estudantes das escolas públicas e privadas cresceu. Entre os alunos das escolas públicas, 62% possuem computador em casa. Houve crescimento dos alunos que fazem uso da Internet pelo celular (44% entre alunos do ensino público e 54% no ensino privado). É crescente a proporção de alunos que declaram ter aprendido a usar o computador e/ou a internet sozinhos (48%). Pela primeira vez, desde 2010, a forma de aprendizado mais citada foi “aprendeu sozinho”.
Infraestrutura de TIC nas escolas
Segundo a pesquisa, as escolas brasileiras registraram aumento no uso de computadores portáteis. A internet está presente na maioria (89%) das escolas públicas, mas a velocidade ainda se mostra como uma limitação importante de acordo com diretores, coordenadores pedagógicos e professores. 36% das escolas têm conexão de 1 a 2 Mbps.
Os resultados completos da pesquisa TIC Educação 2012 estão em http://www.cetic.br/educacao/2012.