Do Tele.Síntese
28/05/2013 – Agregar ao acesso à internet outros serviços, como o de voz e de TV paga, ajuda a fidelizar o cliente, além de aumentar o faturamento. Essa foi a principal recomendação dos painelistas que participaram do Encontro Provedores Regionais, promovido pela Bit Social em Fortaleza para debater esse mercado e apontar as alternativas para a expansão dos negócios dos provedores regionais. “A rede já existe e são inúmeros os serviços que podem ser colocados nela”, afirmou Marcelo Corradini, sócio-diretor da empresa Kyatera, que opera na região de Campinas, e diretor da Abrint.
Corradini citou entre os serviços que podem ser adicionados à rede a telefonia IP, o PABX virtual, o vídeo sobre IP, sistema de monitoramento e o de TV por assinatura. “Mas é preciso que os serviços tenham qualidade”, ressaltou.
O sócio-diretor da Kyatera apresentou ainda a experiência de sua empresa, que está testando o acesso à internet patrocinado. “O anunciante coloca um banner rotativo na página e pode fazer ali algumas promoções. O internauta acessa e pode ser sorteado”, explicou.
O gerente de negócios de vídeo da Algar Telecom, Rodrigo Wegmann, reforçou a afirmação de Corradini. “Onde tem um combo o provedor vende mais banda larga”, afirmou. A empresa lançou o projeto ISPTV e tem ofertado o serviço em parceria com provedores regionais, com foco na classe média, onde identificou um potencial de 14 milhões de clientes.
“Há uma oportunidade de crescimento do mercado (de TV paga) estimada em 29,5% em 2013. Existe, portanto, um mercado potencial e queremos atingir esses consumidores em parceria com os pequenos provedores, no modelo ganha-ganha”, afirmou.
O executivo enfatizou que aposta no sucesso da parceria com os provedores locais e informou que a Algar já conquistou mais de 100 mil assinantes do ISPTV.
Tudo na nuvem
Para gerenciar os serviços de valor adicionado, o arquiteto de Soluções de Marketing de Produtos OSS do CPqD, Luiz Claudio Spera, apresentou o MyNet. Trata-se de um software de gerenciamento, no modelo Software as a Service (SaaS), desenvolvido pelo CPqD para fazer o gerenciamento de redes na nuvem. “O CPqD My Net usa o modelo de negócios de computação em nuvem (cloud computing). Em vez de comprar um sistema, ele fica disponível na Internet para você usar quando precisar. O custo é reduzido, pois o sistema é oferecido como serviço”, afirmou. Patrocinado pelo BNDES, Sebrae e Padtec, o encontro Provedores Regionais conta também com o apoio da Furukawa e o apoio institucional da Abrint e da Telebras.